Notícias |03.05.2022

Inea celebra Dia do Trabalhador com plantio de mudas no Parque Estadual da Pedra Branca, em Realengo

Celebrado no último domingo (1º/5), o Dia do Trabalhador  no Parque Estadual da Pedra Branca (PEPB), unidade de conservação situada na zona oeste da cidade e administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), foi marcado por um mutirão de plantio de mudas em área do núcleo Piraquara, em Realengo. A atividade foi realizada por guarda-parques do PEPB e por voluntários do Projeto Mosaico Carioca.

Em trecho da Trilha Transcarioca, a equipe realizou o plantio de 42 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, entre as quais, Ingá, Pau-Ferro, Paineira, Audrago, Munlungu, Pitanga e Aroeira. O plantio de árvores é uma iniciativa importante porque contribui para a conservação da diversidade biológica; no controle da erosão e  deslizamentos do solo; na proteção das nascentes, na diminuição de dióxido de carbono, gás que contribui para o agravamento do aquecimento global; na proteção da flora e da fauna, dentre outros.

Com um percurso de cerca de 180 km, a Trilha Transcarioca praticamente cruza o Rio de Janeiro, saindo de Barra de Guaratiba, na zona oeste, até o Morro da Urca, aos pés do Pão de Açúcar. Esse caminho de longo curso passa por seis unidades de conservação, dentre as quais, o Parque Estadual da Pedra Branca.