Notícias |08.02.2022

Inea e Polícia Federal combatem extração irregular de areia em Petrópolis Atividade acontecia nas proximidades do Rio Piabanha

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio da Superintendência Regional do Piabanha, realizou no dia 26/1 operação conjunta com a Polícia Federal para coibir extração irregular de areia em Petrópolis, Região Serrana do Rio de Janeiro.
Os fiscais do Inea encontraram no bairro de Correias, próximo ao Rio Piabanha, a atividade ocorrendo de maneira ilegal e embargaram o local. Os equipamentos foram apreendidos pelas autoridades policiais e os responsáveis foram conduzidos à delegacia para início das investigações e adoção das sanções penais.
“A extração irregular de areia nas margens dos rios contribui para o processo erosivo, aumento o risco de desastres e inundações”, alerta o superintendente do Piabanha, Douglas Lima. A população pode denunciar crimes ambientais no Estado do Rio de Janeiro por meio do sistema Fala.BR, cujo acesso está disponível no site do Inea: https://www.inea.rj.gov.br/atendimento-ao-publico/