Notícias |22.11.2021

Inea e Polícia Militar resgatam aves silvestres mantidas ilegalmente em cativeiro em Nova Friburgo

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio da Superintendência Rio Dois Rio, em conjunto com o 11 Batalhão de Polícia Militar ( Nova Friburgo realizou), no último domingo (21/11), uma operação em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, para reprimir o tráfico ilegal de aves silvestres.

A equipe vistoriou um clube na localidade de Duas Pedras onde ocorria um torneio de canto de pássaros silvestres. No local, os técnicos e os agentes flagraram cinco aves mantidas em cativeiro de forma ilegal: os pássaros estavam sem a anilha emitida pelo órgão ambiental estadual que atesta que as mesmas podem ser mantidas em cativeiro.

As aves foram resgatadas e levadas para a sede da Superintendência Rio Dos Rios onde serão submetidas a exames de saúde. As que se encontrarem saudáveis serão devolvidas à natureza. Um proprietário foi autuado pelo Inea pela prática ilegal. O clube também foi multado por descumprir condicionante da licença ambiental, ou seja, não tinha médico veterinário no momento da realização do evento.