No próximo dia 29/7, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) promoverá mais uma edição do programa Vem Pedalar RJ, desta vez na zona de amortecimento Reserva Biológica (Rebio) Estadual de Araras, em Petrópolis, na Região Serrana Fluminense. O evento, que tem como objetivo estimular a visitação da comunidade às unidades de conservação por meio de passeios ciclísticos, além de incentivar a adoção de um estilo de vida mais saudável, contará com um percurso de nível difícil no Vale das Videiras.
O circuito indicado para praticantes de ciclismo tem uma extensão de 22,3 km de extensão, com altimetria de 813 metros e estimativa de tempo de duração de cerca de 3h. Durante o trajeto, os ciclistas passearão pelas localidades Facão, Villa Suzano, Marcos da Costa, Catete e Prata.
“O Vem Pedalar consegue sensibilizar a população quanto a importância da proteção dos nossos patrimônios ambientais por meio do lazer e do entretenimento. É uma outra forma de promover educação ambiental de maneira efetiva e saudável”, afirmou o presidente do Inea, Philipe Campello.
“Toda prática esportiva responsável tem forte influência no desenvolvimento sustentável pela inclusão social, promoção da qualidade de vida e busca para melhora do ambiente que vivemos. A Rebio Araras, através do Vem Pedalar, visa fazer com que as pessoas reflitam a respeito de nosso papel no planeta”, explicou o gestor da unidade de conservação administrada pelo instituto, Cleber Ferreira.
Os participantes deverão estar no local de largada com pelo menos uma hora de antecedência, onde serão dadas as instruções finais. É obrigatório o uso de capacete e vestuário apropriado para a prática de ciclismo durante toda a realização da prova.
As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas por meio do link disponível aqui. Em caso de dúvidas, entre em contato através do e-mail rebio.araras.plantao@gmail.com.
Programação
8h – Credenciamento
8h30 – Partida para o Vale das Videiras
11h30 – Chegada
12h – Encerramento
Ponto de encontro: Coreto da Praça do Vale das Videiras
Praça do Vale das Videiras, s/n – Vale das Videiras, Petrópolis
Sobre a reserva
A Reserva Biológica Estadual de Araras foi criada em 1977, e abriga e protege diversas espécies raras, vulneráveis, endêmicas e ameaçadas de extinção da fauna e da flora, em seus 3.862 hectares de Mata Atlântica nos municípios de Petrópolis e Miguel Pereira. Lá são protegidas cerca de 110 nascentes e 100 km de extensão de cursos hídricos. A reserva somente recebe visitas de cunho educacional ou para a realização de pesquisas científicas, mediante autorização prévia.