Notícias |13.01.2022

Itaocara ganha suas duas primeiras unidades de conservação com apoio da SeasÁrea de Proteção Ambiental (APA) Serra Vermelha e o Monumento Natural da Serra Vermelha são as mais novas UCs no estado

A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas), por meio da Subsecretaria de Conservação da Biodiversidade e Mudanças do Clima, foi responsável, no ano de 2021, por apoiar e auxiliar a criação de Unidades de Conservação (UCs) municipais no estado do Rio de Janeiro. O caso mais recente é o da cidade de Itaocara que, em dezembro, ganhou as suas duas primeiras unidades de conservação, a Área de Proteção Ambiental (APA) Serra Vermelha e o Monumento Natural da Serra Vermelha.

Por meio do Programa de apoio à criação e implementação de Unidades de Conservação Municipais (ProUC) a secretaria atua mapeando e analisando anualmente a situação de cada cidade buscando soluções baseadas na natureza para atuar em suas especificidades. A iniciativa atua com orientações técnicas, tanto para a condução legal do processo de criação de UCs quanto para as práticas de gestão das diferentes categorias existentes.

No caso de Itaocara, o ProUC, em parceria com a gestão municipal, identificou áreas potenciais para conservação da Mata Atlântica na região sob a forma de UCs no município que ainda não tinha nenhuma. Desta forma, foram realizadas visitas técnicas na localidade da Serra Vermelha e foram elaborados o Estudo Técnico e a Consulta Pública, com posterior assinatura dos atos de criação pelo prefeito Geyves, entusiasta da iniciativa e gestor com expertise na área de meio ambiente.

Além de Itaocara, em 2021 o ProUC apoiou a criação de Unidades de Conservação nos municípios de São João da Barra e Tanguá. Já Santa Maria Madalena, está em processo de criação para 2022. “A criação destas unidades, além de uma vitória, é uma necessidade. O Noroeste é a região com menor cobertura de remanescentes da Mata Atlântica no estado. A Seas incentiva, todos os anos, que as cidades fluminenses criem suas próprias UCs. É mais uma forma de reconhecer, valorizar e proteger todo o nosso patrimônio natural”, afirma o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.

Fotos: Estudo Técnico de Criação – ProUC/2021