Notícias |22.12.2021

Parque Estadual do Desengano, administrado pelo Inea, se torna o primeiro Dark Sky Park na América LatinaTítulo internacional reconhece a qualidade excepcional da Unidade de Conservação para a observação de noites estreladas

O Parque Estadual do Desengano (PED), administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), alcançou um título inédito na América Latina: a nomeação da unidade de conservação como um International Dark Sky Park. O PED já é reconhecido internacionalmente como uma área prioritária para a conservação da biodiversidade de Aves(Important BIRD and Biodiversity Area – IBA) e agora ganha mais uma certificação internacional.

O título reconhece o Parque Estadual do Desengano, no Norte Fluminense, como uma unidade de conservação de qualidade excepcional para a observação de noites estreladas e um ambiente noturno protegido que valoriza seu patrimônio científico, natural, educacional, cultural e social.

“Somos a primeiro Parque da América Latina a receber este título, essa é uma grande conquista para todos nós da Secretaria do Ambiente e Inea. Essa certificação é a prova do empenho das nossas equipes na preservação das nossas unidades de conservação”, destaca o secretário de Estado do Ambiente, Thiago Pampolha.

“A certificação de Desengano não é apenas um marco para a a International Dark-Sky Association (IDA) por ser o primeiro International Dark Sky Place no Brasil, mas também abre novas portas para oportunidades no céu escuro na América Latina ”, refletiu Ashley Wilson, Diretora de Conservação da IDA.

“Enquanto o parque ostenta céus escuros requintados, a equipe também certificou-se de se conectar com as comunidades locais para se inspirar no céu noturno, bem como a substituição de 100% de a iluminação existente em suas instalações externas devem ser compatíveis com o céu escuro e com soluções sustentáveis. A IDA elogia a equipe da Desengano por seus esforços louváveis e estamos ansiosos por novos, no futuro, seguindo este exemplo”.

O processo durou por volta de dois anos. Em primeiro lugar, a International Dark-Sky Association aprovou os documentos e a apresentação pela equipe do Desengano State Park com as especificações técnicas de qualidade do céu noturno da área. Em seguida, o IDA avaliou as informações sobre os compromissos assumidos pelo PEDem atividades voltadas à redução da poluição luminosa, no Parque e na região, e as boas práticas na visitação noturna, que já ocorre no parque. Agora, os visitantes que buscam um lugar perfeito para observar, estudar e curtir o céu noturno têm a oportunidade no Estado do Rio de Janeiro.

“Além das trilhas e atividades diurnas, agora abrimos uma nova possibilidade para ampliar o contato da população com a natureza, que é a observação noturna.

No Desengano as condições são perfeitas para isso, não há poluição luminosa e o visitante pode contemplar o céu sem nenhum equipamento. Muito merecido este título”, explica o presidente do Inea, Phelipe Campello.

 

Patrimônio ambiental e cultural

O Parque Estadual do Desengano, a mais antiga unidade de conservação estadual do Rio de Janeiro, completou esse ano 50 anos de existência em 2021. O Parque abrange partes dos municípios de Santa Maria Madalena, São Fidélis e Campos dos Goytacazes, e totaliza 22.400 hectares de área de Mata Atlântica que abrigam 82 espécies de mamíferos, 494 de aves, 56 de répteis, 73 de anfíbios e mais de mil tipos de flora.

“Com essa titulação internacional, poderemos contemplar o mesmo céu que nossos ancestrais mais remotos contemplavam. Esta é uma conquista conjunta dos técnicos do parque, da Diretoria de Biodiversidade, Áreas Protegidas e Ecossistema e de parceiros da sociedade civil como a Universidade Estadual do Norte Fluminense e o Clube de Astronomia Louis Cruls”, afirma Carlos Dário, gestor do Parque Estadual do Desengano.

“Esse título foi concedido apos o desenvolvimento de um trabalho técnico realizado ao longo de um um pouco mais de 1 ano e servirá de precursor para outras Unidades de Conservação no Brasil, cujo a potencial para observação de estrelas se assemelham ao PED”, afirma João Rafael Marins, biólogo do Inea responsável por conduzir os estudos técnicos.

“Como sou fotógrafo da natureza nascido na região, sempre tive admiração pelo céu de Madalena. Quando entrei para o PED em 2012, essa admiração virou compromisso tamanha a quantidade de estrelas capazes de ser ver dentro do parque”, afirma Samir Mansur, coordenador dos guarda-paques do Parque Estadual do Desengano.

Sobre o Programa Internacional Dark Sky Places

O Programa Internacional Dark Sky Places foi fundado em 2001 como um programa não regulamentar e voluntário para incentivar comunidades, parques e áreas protegidas em todo o mundo a preservar e proteger locais escuros por meio de políticas de iluminação eficazes, iluminação externa ambientalmente responsável e educação pública.

Quando usada indiscriminadamente, a luz artificial pode perturbar ecossistemas, afetar a saúde humana, desperdiçar dinheiro e energia, contribuir para as mudanças climáticas e bloquear nossa visão e conexão com o universo.

O Parque Estadual do Desengano agora se junta a mais de 190 lugares que demonstraram forte apoio da comunidade para a defesa do céu escuro e se esforçam para proteger a noite da poluição luminosa. Saiba mais visitando www.darksky.org/conservation/idsp.

Fotos: Samir Mansur e Camila Becker