Notícias |10.10.2022

Refúgio da Vida Silvestre do Médio Paraíba inaugura Torre de observação na trilha do Mirante Rio Paraíba do SulA estrutura permite uma melhor observação das belezas cênicas da unidade de conservação estadual

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) inaugurou, no Refúgio da Vida Silvestre do Médio Paraíba (Revismep), uma nova torre de observação na trilha que leva até o Mirante Rio Paraíba do Sul. A inauguração ocorreu no dia 3/10, após cinco semanas de trabalho da equipe do local.

A estrutura permite que os visitantes fiquem a dois metros da altura do chão, acima da vegetação inicial, possibilitando a observação do meandro do Rio Paraíba do Sul que contorna o distrito de Barão de Juparanã (Valença/RJ), o Parque Estadual da Serra da Concórdia e o Monumento Natural Estadual da Serra dos Mascates.

“O manejo de trilhas e a implantação de novas estruturas de apoio tem como objetivo qualificar a experiência de visitação em nossas unidades de conservação e incentivar o turismo na região do Revismep. Essa iniciativa proporciona um novo ângulo de visão aos visitantes, valorizando a beleza cênica da região”, afirma o gestor do Revismep, Ricardo Wagner.

Sobre o refúgio

O Refúgio de Vida Silvestre Estadual do Médio Paraíba é uma área sob regime especial de gestão que visa proteger ambientes naturais onde se asseguram condições para a existência ou reprodução de espécies ou comunidades da flora e da fauna residente ou migratória. A unidade de conservação fica localizada entre os municípios de Resende, Itatiaia, Porto Real, Quatis, Barra Mansa, Volta Redonda, Pinheiral, Barra do Piraí, Valença, Vassouras, Rio das Flores, Paraíba do Sul e Três Rios.