Notícias |10.12.2021

Refúgio de Vida Silvestre Lagoa da Turfeira registra 41 espécies de aves em monitoramentoUnidade de conservação administrada pelo Inea está localizada no município de Resende

Administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o Refúgio de Vida Silvestre Estadual Lagoa da Turfeira (Revistur), localizado no município de Resende, desenvolve regularmente atividades de monitoramento de aves na região. No último domingo (5/12), a equipe da unidade de conservação registrou 41 espécies de aves no local, dentre elas a curutié (Certhiaxis cinnamomeus), o tiziu (Volatinia jacarina) e o urubu-de-cabeça-amarela (Cathartes burrovianus).

O trabalho de monitoramento da avifauna é feito a cada 15 dias no Revistur, habitualmente próximo a fragmentos de florestas e áreas alagadas. Com o auxílio de máquinas fotográficas, de binóculos e de gravadores de som, a equipe da unidade de conservação realiza observações e gravações visuais e auditivas das espécies ali encontradas.

“Um dos principais objetivos da unidade de conservação é a proteção da biodiversidade local. O Revistur é uma área muito importante para diversas espécies, além de ser roteiro de aves migratórias. Com este monitoramento, conseguimos direcionar objetivos e ações para preservar esses animais”, explica o gestor Ricardo Wagner.

A atividade de observação de aves é considerada de baixo impacto ambiental e é importante para a conservação destes animais e dos ambientes naturais, além de possuir o viés de educação ambiental, do turismo e da ciência. O grupo de trabalho é composto pelo gestor e pelos agentes ambientais da unidade de conservação, ocasionalmente acompanhados de voluntários.

Sobre a unidade de conservação

Criado em 3 de fevereiro de 2016, o Refúgio de Vida Silvestre Estadual Lagoa da Turfeira tem por objetivo assegurar a preservação da Lagoa da Turfeira e entorno, bem como recuperar as áreas degradadas ali existentes. A unidade de conservação está localizada no município de Resende, no Médio Paraíba Fluminense, e conta com área de aproximadamente 270 hectares.