Notícias |10.11.2017

Reserva Ecológica de Guapiaçu é reconhecida pelo Inea como Reserva Particular do Patrimônio NaturalSomando a Regua, já existem 83 RPPNs reconhecidas pelo Inea, o que corresponde a aproximadamente sete mil hectares de área.

O Estado do Rio de Janeiro ganhou mais uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), uma ferramenta estratégica para a conservação da Mata Atlântica. O proprietário da Reserva Ecológica de Guapiaçu (Regua), situada no município de Cachoeiras de Macacu, averbou parte de sua propriedade como RPPN reconhecida em caráter definitivo pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea). O trecho averbado totaliza 364 hectares de área.

Somando a Regua, já existem 83 RPPNs reconhecidas pelo Inea, o que corresponde a aproximadamente sete mil hectares de área.

As RPPNs são unidades de conservação de proteção integral de propriedade privada e cujas atividades permitidas são educação ambiental, turismo e pesquisa científica. São criadas voluntariamente pelos proprietários e averbadas nas matrículas dos imóveis. O reconhecimento de reserva é perpétuo e acompanha a vida da propriedade, a qual pode ser vendida, doada e/ou transmitida a qualquer título. Nesse sentido, é uma iniciativa muito importante para a preservação da Mata Atlântica, uma vez que, aproximadamente, 80% deste bioma encontram-se em terras privadas.

“A Reserva Ecológica de Guapiaçu é uma das mais conhecidas RPPNs do Brasil, onde são desenvolvidas atividades de pesquisas científicas, restauração ecossistêmica, visitação recreativa, observação de aves, educação ambiental, entre outras, além de ser grande parceira do Inea. Em agosto deste ano, o Inea fez seu primeiro Encontro Científico de RPPNs na REGUA. Também está sendo feito na REGUA a reintrodução da anta (Tapirus terrestris), espécie considerada extinta no estado. A criação de RPPNs se consolida como grande estratégia de proteção do bioma Floresta Atlântica em nosso estado”, disse o chefe do Serviço de RPPNs do Inea, Andrei Veiga.

Criado há quase uma década, o Programa RPPN é uma iniciativa da Diretoria de Biodiversidade, Áreas Protegidas e Ecossistemas (Dibape) do Inea. Atualmente há mais de 50 processos de RPPN em análise. Além disso, já foram realizadas mais de 70 palestras sobre RPPN em vários municípios fluminenses e cinco oficinas de capacitação sobre elaboração de Planos de Manejo para os proprietários das RPPNs.

Para criar uma RPPN, o proprietário deve protocolar o requerimento para criação no Inea, que irá analisar a relevância ambiental da área.​

​Veja mais – conheça os nossos parques estaduais.​​ ​