Notícias |17.06.2021

Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e Inea deflagram operação para combater crimes ambientais em Duque de Caxias

A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, por meio da Superintendência de Combate aos Crimes Ambientais, e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) deflagraram, nesta quinta-feira (17/6), uma ação de fiscalização para combater crimes ambientais em Jardim Gramacho, localizado em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Para a ação, que contou com o apoio do 15º Batalhão da Polícia Militar (Duque de Caxias), foram mobilizadas 25 pessoas entre agentes e técnicos.

Ao percorrer a região, a equipe flagrou descarte irregular de resíduos e poluição do solo em trechos de Jardim Gramacho. Um caminhão que transportava resíduos da construção civil foi surpreendido próximo a um local onde havia resíduos descartados de forma inadequada. O motorista do veículo foi autuado por transporte irregular de resíduos porque o mesmo não apresentou o Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR).

Na Rua Terjo, às margens do Rio Sarapuí, os agentes e os técnicos encontraram parcelamento do solo em Área de Preservação Permanente (APP). Na Rodovia Washington Luiz, no Parque Sarapuí, o grupo constatou que um clube efetuava captação de água para abastecimento de piscinas sem a devida outorga (documento emitido pelo Inea que atesta a legalidade da extração da água). A atividade foi suspensa cautelarmente e o proprietário será multado pela ilegalidade e foi notificado a requerer a outorga.