Notícias |28.06.2022

Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e Inea promovem Seminário Estadual de Resíduos Sólidos UrbanosEvento aconteceu na sede dos órgãos estaduais e contou com transmissão no YouTube

Nesta segunda-feira (27/6), a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) promoveram o Seminário Estadual de Resíduos Sólidos Urbanos. O evento, na sede dos órgão ambientais, na capital fluminense, reuniu especialistas da área para discutir sobre ferramentas para o reaproveitamento e a destinação correta dos resíduos no Estado, bem como a construção de uma economia circular.

Estiveram presentes na cerimônia de abertura do evento a subsecretária de Saneamento Ambiental, Jaqueline Alvarenga, a superintendente de Convênios e Contratos, Deise Delfino, o diretor da Diretoria de Biodiversidade, Áreas Protegidas e Ecossistema (Dirbape), Leandro Gomes, e a promotora de justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa do Meio Ambiente e Ordem Urbanística, Patrícia Gabai.

“Agradeço a todos os colaboradores que estarão aqui hoje divulgando um pouco do que tem acontecido, para que dessa forma possamos abrir o debate cada vez mais, com consciência e equilíbrio. Assim poderemos andar ao encontro para que o Estado do Rio de Janeiro seja mais uma referência – e acredito que temos tudo para ser”, celebrou a subsecretária Jaqueline Alvarenga.

“Esse é mais um momento que vamos debater questões e construir o futuro do nosso Estado. Com esse seminário só temos a crescer e nos enriquecer em vários aspectos dessa temática”, afirmou o diretor Leandro Gomes.

A manhã contou com painéis voltados para a temática de Logística Reversa, onde foram discutidas a implementação do conceito no Brasil, as inovações nos sistemas adotados, como a criação da certificação de créditos de embalagem, e o papel dos catadores dentro desse ciclo.

Integraram a discussão sobre Logística Reversa o advogado especializado em Direito Ambiental, Fabricio Soler, o advogado da Eureciclo, Thomas T. Schaalman, a coordenadora de Relações Governamentais da Eureciclo, Ana Carolina João, o CEO da Polén, Renato Paquet, e o diretor do Movimento Eu Sou Catador, Tião Santos.

A Logística Reversa diz respeito a um conjunto de ações promovidas pelo setor empresarial que visam viabilizar o retorno dos resíduos à cadeia produtiva ou o descarte ambientalmente correto desses. Apesar da responsabilidade principal da iniciativa pertencer ao setor privado, a plena implementação do conceito requer uma atuação conjunta de todos a sociedade.

“A partir da parceria entre o Ministério Público do Rio de Janeiro e os órgãos ambientais estaduais, conseguimos estabelecer um canal de diálogo com reuniões periódicas em que discutimos os avanços da implementação de políticas [de resíduos sólidos] no Estado. Além disso, trazemos diversos atores importantes para que, a partir dessa integração, consigamos efetivar evoluções nesse tema”, explicou a promotora de justiça Patrícia Gabai.

Na parte da tarde, o seminário convidou especialistas e autoridades para debaterem sobre a gestão dos resíduos sólidos urbanos no território fluminense. Participaram a coordenadora de Projetos em Resíduos Sólidos do Instituto Brasileiro de Administração Municipal, Karin Segala, o urbanista e diretor-técnico da I&T Gestão de Resíduos, Tarcísio de Paula Pinto a coordenadora de Inclusão Produtiva do SEBRAE-SP, Gisela Solimos, a promotora de justiça do MPRJ, Gisela Pequeno, o diretor do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, Custódio da Silva Chaves, a presidente da ANAMMA/RJ, Alice Hagge, e o gerente de Sustentabilidade da FIRJAN, Jorge Perón.