Notícias |17.12.2021

Secretaria do Ambiente lança Portal Rio de Janeiro de Mudanças ClimáticasEvento contou também com a publicação do resumo executivo das políticas climáticas dos órgãos

Em uma manhã de lançamentos, a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) e Instituto Estadual do Ambiente (Inea) apresentaram, nesta sexta-feira (17/12), o Portal Rio de Janeiro de Mudanças Climáticas, que tem como objetivo informar e divulgar ações e projetos relativos ao tema. Além disso, os órgãos ambientais estaduais divulgaram a publicação “Potencial de Absorção de CO2 pela Restauração Florestal do Rio de Janeiro”, que apresenta os compromissos do estado pós presença na COP-26, em Glasgow, Escócia.

A Seas e o Inea, por meio do Portal Rio de Janeiro de Mudanças Climáticas, vêm promover a informação, o aprimoramento dos instrumentos das políticas públicas de enfrentamento as mudanças do clima e as ações de mitigação e adaptação no território estadual. O objetivo da iniciativa é estabelecer, com toda a sociedade, um canal permanente de comunicação e atualização dos estudos e demais informações sobre a Política Estadual sobre Mudanças Global do Clima e Desenvolvimento Sustentável, instituída pela Lei Estadual n. 5.690 de 14 de abril de 2010.

Para acessar o portal, clique aqui.

Já a nova publicação dos órgãos, “Potencial de Absorção de CO2 pela Restauração Florestal do Rio de Janeiro” traz as ações dos órgãos ambientais em relação ao CO2 e à COP-26, as políticas adotadas nos últimos anos voltadas à restauração florestal no RJ e os resultados alcançados. Além disso, o documento estabelece objetivos futuros para conter eventos climáticos extremos, como, por exemplo, o planejamento e a gestão florestal e territorial, além dos possíveis efeitos positivos dessas ações.

Para acessar a publicação, clique aqui.

Presente no evento no auditório do Inea, no Centro do Rio de Janeiro, o presidente do Inea, Philipe Campello, abriu o evento e agradeceu à todos os servidores da Seas e do Inea na data em que completa 1 ano à frente do instituto. “Tenho grande respeito pelos funcionários do Inea, antes mesmo de vir pra cá, pelas suas atuações operacionais e acadêmicas. É uma felicidade imensa poder entregar hoje este portal e essa publicação tão fundamental para nossas políticas ambientais”, afirmou o presidente.