Notícias |11.10.2017

​Programa de Coleta Seletiva e Pomar Orgânico com mais de 200 árvores frutíferas chegam ao Conjunto Ermitage, em TeresópolisOs moradores terão papel fundamental neste processo. O sucesso do programa depende da correta separação dos materiais recicláveis dentro de cada unidade habitacional.

Quando: Quinta-feira (12/10), das 9h às 13h

Onde: Conjunto Habitacional Fazenda Ermitage, BR 116, KM 80, em Teresópolis. As atividades acontecerão no Gramado do Casarão da Fazenda Ermitage

A Secretaria de Estado do Ambiente e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) lançarão o programa Coleta Seletiva e vão inaugurar o Pomar do Parque Ermitage, nesta quinta-feira (12/10), em Teresópolis, na Região Serrana.

A coleta seletiva está em fase de implantação nos condomínios do Ermitage. Cada condomínio é responsável pelo seu Programa Interno de Coleta Seletiva. O Inea ofereceu aos síndicos, membros das comissões gestoras e interessados, um mini curso de capacitação para elaboração e implantação de um programa de coleta seletiva, com o intuito de capacitá-los para o gerenciamento correto dos materiais recicláveis oriundos de cada unidade habitacional.

Os moradores terão papel fundamental neste processo. O sucesso do programa depende da correta separação dos materiais recicláveis dentro de cada unidade habitacional.

O Inea e os representantes de cada condomínio, realizaram uma grande campanha de sensibilização ambiental junto aos moradores, informando, de porta em porta, a necessidade de separação dos recicláveis, como ela deve ser feita, onde os resíduos devem ser dispostos nos condomínios e qual o objetivo e vantagens da coleta seletiva.

Os valores arrecadados com a venda do material reciclável serão investidos na manutenção dos próprios condomínios e o gerenciamento deste processo será feito por cada síndico e seus auxiliares. A prestação de contas aos moradores será realizada juntamente com a prestação de contas geral obrigatória de cada condomínio.

Já o Pomar Orgânico é formado por 230 árvores frutíferas, na maioria de frutas cítricas, e terá manutenção por dois anos através de parcerias. Após este prazo, os moradores do Ermitage assumirão a área verde. Um trabalho de conscientização e treinamento já está sendo realizado para que eles sejam qualificados para cuidar de toda a estrutura do Pomar.

O programa De Olho no Lixo, realizado nas comunidades da Rocinha, em São Conrado, na Zona Sul do Rio, além da Roquete Pinto e da Praia de Ramos, na Maré, na Zona Norte do Rio, levará para o local, moda e música, com os projetos Ecomoda e Funk Verde, que reaproveitam resíduos sólidos que são transformados em peças de vestuário e instrumentos sonoros.

O Prove (Programa de Reaproveitamento de óleo vegetal) também estará no local para orientar as pessoas sobre como descartar corretamente o óleo de cozinha usado.

Para comemorar o Dia das Crianças, o evento terá ainda atividades para os baixinhos. O trenzinho de Teresópolis garante presença nessa festa. Haverá também uma exposição de material de combate a incêndio, além de várias atividades para os pequenos e muita diversão!​

​ ​​Veja mais: conheça os nossos parques.​​