Notícias |15.08.2019

Comitiva da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade faz visita técnica ao Porto do AçuEstrutura e os projetos socioambientais do maior complexo portuário, industrial e de energia da América Latina foram os destaques da programação

O Porto do Açu, em São João da Barra, no Norte Fluminense, recebeu visita da comitiva da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, nesta quinta-feira (15/8). O grupo composto pela secretária do Ambiente e Sustentabilidade, Ana Lúcia Santoro, pelo subsecretário Executivo, Mauro Farias, e pela subsecretária de Conservação da Biodiversidade e Mudanças do Clima, Eline Martins, percorreu as instalações do porto.

Durante a visita, a comitiva conheceu uma série de iniciativas socioambientais desenvolvidas pelo Porto do Açu. Entre os destaques estão o Programa de Tartarugas Marinhas, que já liberou ao mar mais de 900 mil filhotes, e a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Fazenda Caruara.

Maior unidade privada de restinga do país e maior RPPN do estado do Rio, a Fazenda Caruara abrange uma área de 4 mil hectares e um viveiro com capacidade para produzir 500 mil mudas por ano. Na reserva são desenvolvidas ações de educação ambiental, recomposição vegetal e monitoramento de fauna e flora, utilizando mão de obra local. Em toda a área preservada, já foram identificadas 240 espécies da flora e 311 da fauna, incluindo espécies ameaçadas de extinção.
“Ficamos muito satisfeitos em ver de perto projetos relevantes de proteção da biodiversidade, associados a empreendimentos estratégicos para o Estado do Rio de Janeiro”, afirmou a secretária Ana Lúcia Santoro.

“Desenvolver o Açu de forma sustentável, aliando o desenvolvimento econômico com a proteção da biodiversidade é a nossa prioridade. Ficamos muito felizes com a visita e com a oportunidade de mostrar a contribuição que estamos dando ao desenvolvimento sustentável do estado do Rio”, ressaltou Eduardo Kantz, Diretor de Sustentabilidade do Porto do Açu.

Além das iniciativas socioambientais do complexo, a comitiva visitou as obras da GNA – Gás Natural Açu, maior parque termelétrico a gás natural da América Latina, e conheceu as operações dos terminais de transbordo de petróleo, realizadas pela Açu Petróleo, e de exportação de minério de ferro, realizadas pela Ferroport.