Notícias |02.10.2023

Alunos do Instituto Federal do Rio de Janeiro visitam estação de qualidade do ar do IneaEstudantes do Curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio tiveram contato pela primeira vez com o equipamento

Na última quinta-feira (28/9), os alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) visitaram pela primeira vez uma estação de qualidade do ar. Os estudantes do Curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio tiveram a oportunidade de obter mais conhecimento sobre como funciona a gestão da qualidade do ar no estado realizada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e a sua importância.

A estação localizada no Centro do Rio é composta por equipamentos que monitoraram em tempo real a concentração do gás Ozônio, além dos parâmetros meteorológicos de velocidade e direção do vento, temperatura e umidade relativa do ar. Os dados gerados pelo monitoramento desses materiais são enviados à sede do Inea, e lá os técnicos apuram e divulgam diariamente os resultados de cada região.

Segundo o chefe do Serviço de Avaliação de Qualidade do Ar, Leonardo Justo, esse momento é fundamental na formação dos jovens. “Nossa proposta é abastecer os alunos não só com conhecimento teórico, mas também prático. Aqui, explicamos como é feito esse monitoramento, a estratégia adotada para redimensionamento da rede e mostramos como foram realizados os estudos para Teresópolis e Volta Redonda”, disse Justo.

Monitoramento sistemático

A gestão da qualidade do ar no Estado do Rio de Janeiro é feita pelo Inea por meio do monitoramento das concentrações de poluentes na atmosfera e de três programas de controle da poluição do ar: Programa de Monitoramento de Emissões em Fontes Fixas para a Atmosfera, Programa de Inspeção e Manutenção Veicular – I/M, e Procon Fumaça Preta.

Além de definirem o perfil da qualidade do ar no Estado do Rio Janeiro, os dados obtidos por meio desses instrumentos são utilizados na identificação e priorização dos problemas ambientais, e na formulação de políticas e metas, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida da população.

Os boletins de qualidade do ar do Inea podem ser acessados no novo Portal de Qualidade do Ar.