A Área de Proteção Ambiental (APA) de Maricá realizou, nesta quinta-feira (13), um mutirão de limpeza na Ponta do Fundão, também conhecida como Ponta da Divinéia, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. A ação, organizada pela própria APA, instituição administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), reforça o compromisso com a conservação ambiental.
O cuidado com o território começa com ações simples, mas essenciais. Cada iniciativa como essa fortalece a proteção dos nossos ecossistemas – destacou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.
O mutirão contou com a participação de alunos e professores da Escola Municipal Vereador João da Silva Bezerra, localizada na Barra de Maricá. A mobilização foi considerada um sucesso: aproximadamente 200 kg de resíduos descartados irregularmente dentro da unidade de conservação foram recolhidos.
A APA destacou a importância do descarte feito de maneira correta, e lembra que cada pessoa carrega a responsabilidade de dar destino correto aos resíduos que são gerados todos os dias. A instituição reforçou ainda que ações de educação ambiental são fundamentais para sensibilizar a população e prevenir novos episódios de descarte irregular.