Notícias |05.03.2018

Inea notifica imóveis que ainda não se conectaram à rede de esgotamento sanitário em Niterói

Os imóveis situados nos bairros Cafubá e Fazendinha, no município de Niterói, que ainda não se conectaram à rede de esgotamento sanitário foram o alvo de uma fiscalização iniciada, neste sábado (3/3), pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), em parceria com a Prefeitura de Niterói e a Concessionária Águas de Niterói. Trinta e duas moradias foram vistoriadas, das quais seis foram notificadas para fazerem a conexão com a rede de esgoto e terão um prazo de 60 dias para se adequarem, e 19 se estavam regularizadas e receberam o certificado “Estou ligado”.

Essas residências já tinham sido vistoriadas anteriormente pelo Inea, mas sem êxito porque o morador não se encontrava no imóvel. A fiscalização prosseguirá ao longo do mês de março até que todas as 700 casas sejam inspecionadas.

A ação contou com o apoio do Comitê das Lagoas de Itaipu e Piratininga e da Associação de Moradores.

A fiscalização faz parte do Projeto Se Liga que foi criado com o objetivo de diminuir o lançamento de efluentes sem tratamento na Baía de Guanabara e nas lagoas de Niterói e apresenta resultados expressivos: 963 imóveis do município de Niterói se conectaram à rede de esgotamento sanitário. Com isso, menos 375.570 litros/dia de esgoto sem tratamento deixaram de ser despejados na baía e nessas lagoas.

“A ação deste sábado representa um momento de grande importância para nós. Além de todo o trabalho diário realizado pela equipe do Projeto Se Liga, da identificação de inúmeros imóveis e dos resultados já alcançados, voltar aos imóveis que anteriormente foram identificados como fechados representa um refinamento do trabalho que executamos, em busca da melhoria da qualidade ambiental de nosso município, principalmente das lagunas, rios e solo que precisam do olhar cuidadoso de todos nós”, afirmou o superintendente Regional Baía de Guanabara do Inea, Paulo Cunha.

O Projeto Se Liga é fruto de um termo de cooperação técnica firmado entre a Concessionária Águas de Niterói e o Inea. A Concessionária repassa à Superintendência Regional Baía de Guanabara do Inea um levantamento prévio dos imóveis que não possuem conexão com a rede coletora. Posteriormente, os proprietários dos imóveis são qualificados e notificados pelo Inea a se adequarem em até 60 dias, conforme preconiza o Decreto Estadual nº 41.310/2008.

Até o momento, foram emitidas 1.044 notificações a imóveis situados nas bacias hidrográficas dos rios Arrozal, Jacaré, Santo Antônio, João Mendes, Camboatá e São Francisco, bem como em bairros das zonas sul e norte de Niterói. Dessas, 963 notificações já foram atendidas, perfazendo uma eficácia de cerca de 90% de atendimento.

Recentemente, o Projeto Se Liga se estendeu à Ilha da Conceição, bairro situado na zona norte de Niterói. Ao todo, 99 imóveis​ (incluindo estaleiros) não conectados à rede de esgoto foram identificados pela concessionária dos quais, 78 já se regularizaram.​