A Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) participaram, neste domingo (1º/5), do evento Circuito da Cidadania promovido pela Arquidiocese do Rio de Janeiro na Igreja Nossa Senhora da Penha, na Zona Norte do Rio, em comemoração ao Dia do Trabalhador. A programação incluiu emissão gratuita de documentos, atendimento médico, oficinas de educação ambiental e distribuição de 200 mudas de ipê de jardim. O público infantil também participou de oficinas de desenho e de pintura com temas ambientais.
Quem visitou a igreja da Penha no feriado, pôde conhecer dois importantes programas de reciclagem desenvolvidos pela Sea e pelo Inea: Ecomoda e Ecomúsica. Estas iniciativas integram o Projeto Niterói Ecocultural, voltado para a capacitação de alunos da rede pública e da comunidade em reaproveitamento de resíduos sólidos. É fruto de uma parceria com a Prefeitura de Niterói. O Ecomoda é destinado à capacitação em confecção de acessórios e peças de vestuário a partir de retalhos, tecidos e roupas usadas; e o Ecomúsica visa a qualificar jovens em música e percussão com foco na confecção de instrumentos musicais a partir do reaproveitamento de resíduos sólidos.
A Sea e o Inea também participaram do evento com outra importante iniciativa: o Programa de Reaproveitamento de Óleo Vegetal (Prove) que visa a estimular a cadeia de reciclagem do óleo de cozinha usado como matéria-prima para produção de biodiesel e de sabão. O Prove fornece apoio logístico para as cooperativas de catadores como frota de veículos para o recolhimento do produto. No último trimestre de 2015 (novembro, dezembro e janeiro) o Programa recolheu 421 mil litros de óleo de cozinha usado para destinação ecologicamente correta. Uma equipe distribuiu funis para o recolhimento do produto e potes de sabão pastoso, fabricados a partir do óleo.
As atividades foram encerradas com uma missa em ação de graças pelos trabalhadores celebrada pelo cardeal arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta.