Notícias |25.09.2018

Agentes de defesa ambiental capacitados pelo Inea já atuam nas unidades de conservação estaduaisEsses profissionais foram aprovados em um processo seletivo.

As unidades de conservação estaduais, administradas pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), recebem reforços de pessoal que irá fortalecer suas ações de prevenção a incêndios florestais, busca e salvamento e no atendimento aos visitantes. Capacitados pelo Inea, e após concluírem o período de experiência, 150 agentes de defesa ambiental receberam, nesta terça-feira (25/9), seus certificados de conclusão do curso em uma cerimônia realizada no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA), no Centro do Rio. Os novos servidores já estão atuando nas 29 unidades de conservação do Estado do Rio de Janeiro.

Esses profissionais foram aprovados em um processo seletivo. A segunda etapa consistiu em um curso de capacitação, com carga horária de 104 horas, onde foram abordados os temas legislação ambiental, combate a incêndios florestais, geoprocessamento, busca e salvamento e primeiros socorros. O treinamento foi realizado no Núcleo Paraíso do Parque Estadual dos Três Picos, em Guapimirim.

O secretário estadual do Ambiente, Marco Aurélio Porto, ressaltou a importância da atuação destes novos profissionais:

“Os visitantes dos nossos parques poderão contar com a ajuda destes profissionais que foram preparados para oferecer um serviço de excelência”, ressaltou o secretário.

“O trabalho destes novos profissionais irá se refletir na proteção das nossas riquezas que estão nas nossas unidades de conservação. A atuação deles contribuirá para aprimorar o serviço oferecido aos nossos visitantes e também na preservação dos nossos parques”, afirmou o presidente do Inea, Marcus Lima.

“Estes agentes de defesa ambiental foram selecionados entre 12 mil inscritos no processo seletivo. Após serem aprovados, estas pessoas passaram por exames físico e psicológico e fizeram um curso de formação. A gestão deste governo permitiu aprimorar o Serviço de Guarda Parques. Foram investidos R$ 25 milhões para o reforço das unidades de conservação que envolveu contratação de pessoal e de equipamentos. Além disso, ampliamos o curso de formação de guarda-parques, criamos a capacitação em defesa florestal e também o curso de formação de guarda parque mirim”, declarou o gerente de Guarda Parques do Inea, Marco Aurélio Paes.

Os agentes de defesa ambiental do Inea são capacitados para atuar diretamente nas unidades de conservação de proteção integral estaduais e suas respectivas zonas de amortecimento. Têm como atribuições, além de receber e orientar visitantes, prevenir incêndios florestais; realizar ações de busca e salvamento; apoiar atividades de educação e interpretação ambiental, de pesquisa científica e, ainda, desempenhar ações de caráter socioambiental junto às comunidades do entorno das unidades de conservação.