Notícias |27.06.2025

Alunos da rede pública participam de atividade de educação ambiental promovida pelo Inea e pela Uerj em Nova FriburgoDurante a atividade, os alunos realizaram o plantio de sementes de espécies nativas da Mata Atlântica em garrafas pet

Cerca de 30 alunos do 2º Ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Salustiano  José Ribeiro Serafim participaram, na última terça-feira (24/6),  de uma atividade de educação ambiental em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, promovida  em parceria entre o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). A ação teve como objetivo  promover um diálogo com os estudantes sobre a importância da conservação da Mata Atlântica, por meio de palestras e de uma oficina.

A ação foi realizada dentro da escola, no Centro de Nova Friburgo. Durante a atividade, os alunos realizaram o plantio de sementes de espécies nativas da Mata Atlântica em garrafas pet, devidamente identificadas com nome do aluno, data e espécie. Ao longo do tempo, os estudantes irão acompanhar a germinação das sementes até chegarem à fase de mudas.  O próximo passo será a oportunidade que os estudantes terão de participar do plantio dessas mudas em área do Parque Estadual dos Três Picos, vivenciando, na prática, a importância da conservação da Mata Atlântica.

 

Sobre o parque

 

Com área aproximada de 65 mil hectares, o Parque Estadual dos Três Picos abrange parte dos municípios de Teresópolis, Guapimirim, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim, na Região Serrana do Rio. Além do novo núcleo em Teresópolis, a unidade de conservação possui sede em Cachoeiras de Macacu, um núcleo de montanha em Nova Friburgo e um núcleo operacional em Guapimirim.

O parque é reconhecido internacionalmente como uma IBA (Important Bird and Biodiversity Area), ou seja, uma área prioritária para conservação da biodiversidade de aves, pela BirdLife International.