Cerca de 30 alunos do 2º Ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Salustiano José Ribeiro Serafim participaram, na última terça-feira (24/6), de uma atividade de educação ambiental em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, promovida em parceria entre o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). A ação teve como objetivo promover um diálogo com os estudantes sobre a importância da conservação da Mata Atlântica, por meio de palestras e de uma oficina.
A ação foi realizada dentro da escola, no Centro de Nova Friburgo. Durante a atividade, os alunos realizaram o plantio de sementes de espécies nativas da Mata Atlântica em garrafas pet, devidamente identificadas com nome do aluno, data e espécie. Ao longo do tempo, os estudantes irão acompanhar a germinação das sementes até chegarem à fase de mudas. O próximo passo será a oportunidade que os estudantes terão de participar do plantio dessas mudas em área do Parque Estadual dos Três Picos, vivenciando, na prática, a importância da conservação da Mata Atlântica.
Sobre o parque
Com área aproximada de 65 mil hectares, o Parque Estadual dos Três Picos abrange parte dos municípios de Teresópolis, Guapimirim, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim, na Região Serrana do Rio. Além do novo núcleo em Teresópolis, a unidade de conservação possui sede em Cachoeiras de Macacu, um núcleo de montanha em Nova Friburgo e um núcleo operacional em Guapimirim.
O parque é reconhecido internacionalmente como uma IBA (Important Bird and Biodiversity Area), ou seja, uma área prioritária para conservação da biodiversidade de aves, pela BirdLife International.