Na última terça-feira (9/5), os alunos do Ambiente Jovem, iniciativa do Governo do Estado executada pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas), inauguraram um jardim sensorial no município de Guapimirim, na Baixada Fluminense. O local foi produzido integralmente pelos estudantes do maior programa de educação ambiental do país como forma de conclusão da capacitação ambiental.
“Mais do que sensibilizar nossos jovens sobre a pauta ambiental, ações como essa ajudam a despertar a criatividade e estabelecer uma outra relação com o espaço que os cercam. Esse é exatamente o objetivo do Ambiente Jovem: formar cidadãos engajados e conectados com sua comunidade”, afirmou o vice-governador, secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e idealizador do programa, Thiago Pampolha.
Um jardim sensorial busca estimular sentidos como o tato, olfato e paladar através da valorização da diversidade de cores, formatos, texturas e aromas, além de investir em instrumentos e recursos que emitem som, como sinos de vento e fontes. A “trilha de sentidos” construída integralmente pelos alunos do NUP Vale das Pedrinhas – Guapimirim conta com espaços sonoros, que simulam o som do mar ou de trovões, e um ambiente exclusivo para tirar belas fotos cercadas pelo verde.
No local, a comunidade poderá ter acesso a plantas aromáticas, medicinais e comestíveis, como erva-doce, alecrim, pimenta e muito mais. Os mais novos líderes ambientais fluminenses também produziram uma oficina de terrário, recipiente onde se reproduzem condições ambientais para diferentes seres vivos, e uma estrutura para água de reuso, reforçando o viés sustentável da construção.
O plano de intervenção sustentável faz parte da avaliação final do curso e tem como objetivo pensar soluções para problemáticas locais identificadas pelos jovens. Dessa forma, os estudantes têm a oportunidade de colocar em prática os ensinamentos da sala de aula, bem como promover um impacto positivo na sua região.
“A construção do jardim fez com que eu ampliasse meus conhecimentos, conhecendo novas espécies de plantas e novos usos. Espero que, a partir de agora, esse espaço também ajude outras pessoas a terem um olhar diferente para o meio ambiente e para a nossa comunidade”, contou a estudante de 19 anos Josiane Aguiar.
Sobre o Ambiente Jovem
Promovido pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade do Rio de Janeiro, o Ambiente Jovem é o maior programa de educação ambiental do país e tem como objetivo formar agentes de transformação em áreas de vulnerabilidade social em todo o território fluminense.
Durante nove meses, os jovens participam de aulas teóricas e práticas sobre a temática do meio ambiente e sustentabilidade e recebem uma bolsa de estudos de 200 reais, vinculada ao mínimo de 75% de presença nas atividades. Ao final, os estudantes apresentam um plano de intervenção sustentável para implementar na sua comunidade.
Lançado em março de 2022, a iniciativa já contou com 141 Núcleos de Pertencimentos espalhados por 41 cidades do território fluminense, e cinco mil estudantes beneficiados. Recentemente, o Governo do Estado anunciou a reformulação do programa que, nos próximos meses, abrirá milhares de novas vagas.