Notícias |20.03.2023

Alunos do Ambiente Jovem participam de mutirão de limpeza na Zona Oeste da capital fluminenseAção com 15 estudantes do maior programa de educação ambiental do país retirou 350kg de resíduos da Lagoa de Marapendi

No último dia 19/3, 15 alunos do Ambiente Jovem participaram de um mutirão de limpeza na Lagoa de Marapendi, na Zona Oeste da capital fluminense, e retiraram 350kg de resíduos do corpo hídrico. Os estudantes do maior programa de educação ambiental do país integram os Núcleos de Pertencimento Asa Branca e Rio das Pedras, localizados em bairros próximos à lagoa.

“Atividades como essa ilustram o excelente trabalho que o Ambiente Jovem tem promovido, pois nos mostra que os estudantes estão indo muito além da sala de aula. Nossos jovens estão verdadeiramente empenhados em melhorar suas comunidades e, consequentemente, colaborar para um Estado mais sustentável”, afirmou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.

Os resíduos coletados foram devidamente separados e serão enviados para a cooperativa de catadores de recicláveis da Barra da Tijuca ou, em caso do não reaproveitamento, serão retirados pela Comlurb. Ao final da atividade, os estudantes ainda puderam desfrutar de uma aula de stand-up e passeio de balsa.

Com a participação de cerca de 70 voluntários, o mutirão foi uma iniciativa da S.O.S Lagoas em parceria com a Sprite Brasil, Blue Keepers e Pacto Global, além de contar com o apoio da Coca Cola Andinas, fabricante da marca no país.

Ambiente Jovem

Promovido pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade do Rio de Janeiro, o Ambiente Jovem é o maior programa de educação ambiental do país e tem como objetivo formar agentes de transformação em áreas de vulnerabilidade social em todo o território fluminense.

Durante nove meses, os jovens participam de aulas teóricas e práticas sobre a temática do meio ambiente e sustentabilidade e recebem uma bolsa de estudos de 200 reais, vinculada ao mínimo de 75% de presença nas atividades. Ao final, os jovens apresentam um plano de intervenção sustentável para implementar na sua comunidade.

Lançado em março de 2022, a iniciativa já contou com 141 Núcleos de Pertencimentos espalhados por 41 cidades do território fluminense, e cinco mil estudantes ativos. Após duas cerimônias de conclusão do curso, a iniciativa conta hoje com cerca de 2.600 alunos ativos e 72 NUPS espalhados por todo o estado. Recentemente, o Governo do Estado anunciou a continuidade do programa e, em breve, divulgará mais informações sobre o novo ciclo.