Notícias |19.04.2022

APA Macaé de Cima promove comemoração do Dia Nacional do SoloA “APA na Praça” acontece mensalmente para promover a agenda ambiental

Na última sexta-feira (15/4), a Área de Proteção Ambiental Macaé de Cima, administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), comemorou o Dia Nacional da Conservação do Solo com a realização do “APA Na Praça”, evento mensal que tem como objetivo promover a aproximação da população por meio da educação ambiental.

O Coreto da Praça de Lumiar, distrito do município de Nova Friburgo, onde fica a sede da unidade de conservação, foi o local escolhido para sediar o Museu da APA, exposição que contou com materiais científicos, de combate a incêndio, fotos, panfletos explicativos e doação de mudas de plantas. Além disso, houve a apresentação de experimento demonstrativo que representava três amostras de solo, enfatizando a importância da cobertura vegetal para a proteção do solo.

“As unidades de conservação devem aguçar a sensibilização e percepção ambiental da população local e esse evento é uma ótima oportunidade para isso. É sempre muito prazeroso poder orientar e conscientizar por meio de dinâmicas leves e explicativas, na qual nós também aprendemos muito”, declara a chefe da APA Macaé de Cima, Denise Rambaldi.

A “APA na Praça” atua, desde 2018, como um canal de comunicação entre a unidade e os moradores da região, que aproveitam a presença dos técnicos e guarda-parques para tirar dúvidas, fazer denúncias e receber explicações sobre situações que permeiam suas rotinas.

Criada em 2011, a APA de Macaé de Cima possui 35.037 hectares de extensão e abrange os munícipios de Nova Friburgo e de Casemiro de Abreu.