História e afeto: Para celebrar os 35 anos desde sua criação, a Área de Proteção Ambiental (APA) Estadual de Mangaratiba promoveu, na última terça-feira (15/3), evento comemorativo que envolveu autoridades, corpo funcional e comunidade. Além de café da manhã especial com direito a bolo, a unidade de conservação administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) contou com programação especial que incluiu cinco palestras e visita à Trilha do Curumim, trajeto interpretativo, sensorial e inclusivo.
As comemorações contaram com a presença do diretor de Biodiversidade, Áreas Protegidas e Ecossistemas do Inea, João Eustáquio, e do gerente de Unidades de Conservação, Andrei Veiga. A APA Mangaratiba foi criada em 12 de março de 1987 com o objetivo de assegurar a preservação da vegetação protetora dos mananciais, manguezais e costões rochosos do local. A unidade de conservação conta com uma área de 25.296 hectares localizada na área costeira do município de Mangaratiba.
“Nossas unidades de conservação estão entre os bens mais preciosos do estado do Rio de Janeiro. É um prazer poder assistir locais como a APA Mangaratiba que, além de desenvolver todo o seu papel estratégico na conservação da biodiversidade, conta com o carinho e respeito da comunidade que a cerca”, afirma o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.
Para a bióloga e gestora Jéssica Maia, a unidade de conservação exerce função estratégica na Costa Verde Fluminense. “Há diversas pesquisas acadêmicas que foram desenvolvidas aqui e que compreendem as mais diversas áreas, como o turismo rural e a cultura oceânica. A APA Mangaratiba possui diversas riquezas naturais, mas também muito potencial científico e social”, comenta Maia.