Monitoramento Hidrometeorológico

O Inea faz o monitoramento de chuvas e dos níveis d´água de rios do Estado do Rio de Janeiro por meio de uma rede de pouco mais de 100 estações automáticas dotadas de sensores que produzem registros a cada 15 minutos. Além disso são realizadas campanhas de medições de vazões em parte das estações, para permitir o conhecimento da relação entre os níveis d’água e a quantidade de água que passa na estação.

Estes dados são utilizados para diferentes finalidades:

  • Monitoramento em tempo real para subsidiar o envio de Alerta de Cheias;
  • Acompanhamento de períodos de secas;
  • Geração de dados históricos de chuvas e de nível d’água para o desenvolvimento de estudos hidrológicos, utilizados para o conhecimento do balanço hídrico e da sazonalidade dos regimes hidrológicos.

             

A coleta contínua de dados hidrológicos confiáveis e representativos é a base central para a tomada de decisão na gestão de recursos hídricos e possibilita melhores e mais seguros projetos de infraestrutura (rodovias, ferrovias, hidrovias, portos, reservação e captação de água para indústria, irrigação e cidades) e a mitigação dos impactos das secas e inundações.

Todos os dados hidrometeorológicos gerados pelas estações automáticas são integrados ao banco de dados hidrometeorológicos do Inea.
Clique aqui para acessar informações sobre intensidade de chuva e nível d’água das estações automáticas monitoradas.

Além da rede de estações hidrometeorológicas, o Inea conta com uma rede de radares meteorológicos e equipamentos para garantir o monitoramento espacial da chuva, não somente em todo o território estadual, como também na totalidade das bacias hidrográficas compartilhadas com os estados vizinhos.

O controle dos radares é feito de maneira remota a partir da Sala de Situação, onde os dados são compartilhados com outras instituições públicas com as quais o Inea mantém acordos de cooperação técnica, permitindo usos múltiplos para as informações geradas no Rio de Janeiro.

A cada cinco minutos, uma nova representação é gerada a partir dos dados dos radares meteorológicos e inserida em uma animação que pode ser visualizada aqui.

Clique aqui para acessar informações sobre intensidade de chuva e nível d’água em tempo real das estações telemétricas monitoradas pelo Inea.

Conheça aqui o passo-a-passo para acesso aos dados histórico das estações.

Para acesso aos dados dos radares meteorológicos, clique aqui. A cada cinco minutos, uma nova representação é gerada e inserida em uma animação.

A cada cinco minutos, uma nova representação é gerada a partir dos dados dos radares meteorológicos e inserida em uma animação que pode ser visualizada aqui.

Para permitir que as Defesas Civis possam se planejar diante da previsão de algum evento meteorológico que possa impactar os níveis dos rios críticos do Estado do Rio de Janeiro, o Inea também publica diariamente a previsão hidrometeorológica para cada região hidrográfica do estado fluminense.

Acesse os Boletins Hidrometeorológicos diários produzidos pelo Inea.

Clique aqui para baixar e conhecer o Inventário das Estações Hidrometeorológicas em Operação no Estado do Rio de Janeiro.