Uma série de atividades em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6) agitaram o final de semana em parques estaduais e outros locais de beleza natural do Estado do Rio. Mutirões de limpeza, plantio de mudas e oficinas de reciclagem foram algumas das ações organizadas por agentes da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) com o objetivo de disseminar atitudes sustentáveis entre a população fluminense.
“Promovemos uma série de ações de educação e lazer com a temática ambiental buscando fortalecer o sentimento de pertencimento da população com os parques estaduais. Estamos felizes com o resultado positivo das iniciativas, mas é importante que a população pratique atitudes sustentáveis não somente na Semana do Meio Ambiente, mas durante todo o ano. A preservação da humanidade depende da preservação da natureza”, disse o secretário estadual do Ambiente, André Corrêa.
Na Praia de Icaraí, em Niterói, agentes ambientais da Superintendência Regional da Baía de Guanabara (SUPBG) do Inea realizaram, neste sábado (4/6), oficinas de reciclagem do projeto Ecocultural. Quem caminhava pela orla da praia pôde participar de aulas dos diferentes módulos do projeto, como o Ecomúsica, Ecodesign e Ecomoda, aprendendo a construir instrumentos musicais a partir do reaproveitamento do lixo, produzir mobiliário e peças para o lar com restos de obras e móveis, além de confeccionar novas e criativas peças de vestuário utilizando sobras de tecido e roupas usadas.
Em Maricá, técnicos do SUPBG e voluntários fizeram um mutirão de limpeza, neste domingo (5/6), na bela e desafiadora trilha Gruta do Spar. O Clube Niteroiense de Montanhistas reforçou a coleta do lixo descartado na trilha, que tem como principais atrações cavernas de até 3 metros de altura.
No Parque Estadual da Serra da Concórdia, em Valença, Região Sul Fluminense, guarda-parques do Inea, voluntários da Ong do Projeto Onça Pintada e professores da rede municipal de ensino plantaram dezenas de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica. Os exemplares foram distribuídos ao longo da trilha do mirante da Serra da Concórdia e contou com a orientação e auxílio dos guarda-parques.
Uma outra ação de plantio de vegetação ciliar reuniu cerca de 40 pessoas, entre visitantes, escoteiros e agentes ambientais, neste sábado, na localidade do açude do Camorim, no Parque Estadual da Pedra Branca, na Zona Oeste do Rio. Até chegar ao açude, os participantes percorreram quatro quilômetros de trilha coletando o lixo achado pela mata.
No Parque Estadual Costa do Sol (PECS), as ações em celebração à Semana Mundial do Meio Ambiente começaram com um mutirão de limpeza que mobilizou um grupo de voluntários na Ilha do Japonês, em Cabo Frio. Guarda-parques e voluntários percorreram, na última sexta-feira (3/6), as areias das praias da ilha coletando cerca de 50 quilos de micro lixo descartados incorretamente por banhistas. Os envolvidos na ação receberam luvas e sacolas plásticas para realizar a limpeza.
A ação foi promovida pelo Inea, em parceria com a concessionária Prolagos e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Os materiais encontrados foram destinados a um aterro sanitário pela empresa de coleta municipal.
No sábado (4/6), agentes ambientais da unidade de conservação da Região dos Lagos, administrada pelo Inea, auxiliaram cerca de 170 voluntários num circuito ecológico de aproximadamente cinco quilômetros, que cruza a Serra das Emerências, uma das belezas naturais do município de Búzios. Ao final da ação, na Praia das Caravelas, os guarda-parques fizeram uma apresentação sobre a importância de se preservar o Parque Costa do Sol e a Área de Proteção Ambiental (APA) do pau-Brasil, também na Região dos Lagos.
Na Região da Costa Verde, o Parque Estadual Cunhambebe (PEC) atraiu moradores, voluntários, estudantes e professores de escolas municipais da região com uma série de atividades educativas. As ações desenvolvidas no Centro de Visitação do PEC, em Mangaratiba, contaram com oficinas de materiais recicláveis, palestras, exposição de pinturas e fotografias, além de brincadeiras de dinâmicas em grupo. Em meio as comemorações, guarda-parques distribuíram mudas para os alunos e promoveram o primeiro mutirão de manejo de trilhas.
A semana do Meio Ambiente do PEC contou com apoio do Horto Florestal Estadual de Guaratiba, Instituto Boto Cinza, 4ª UPAm (Unidade de Policiamento Ambiental) e da Prefeitura de Mangaratiba.
“A programação, além de chamar a atenção para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que motivam a comemoração da data mundialmente, promoveu a divulgação do Parque e seus desígnios, a compatibilização de seus objetivos de criação com os princípios que regem o uso público em Unidades de Conservação, estimulando ainda a visitação pela população da região”, afirmou o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Inea, Paulo Schiavo.
No Parque Estadual dos Três Picos, atividades de educação ambiental ocorreram simultaneamente na sede de Cachoeiras de Macacu, Nova Friburgo e Teresópolis, na Região Serrana do Rio. Oficinas de educação ambiental, caminhada e corrida ecológicas foram algumas das atividades que a gestão do parque ofereceu para a população, neste domingo (5/6), em celebração ao aniversário da unidade de conservação.
Em Cachoeiras de Macacu, os visitantes puderam participar de observação de aves com guias locais, caminhadas pela trilha interpretativa do Jequitibá Milenar e do Mirante e de oficinas de educação ambiental.
Em Nova Friburgo aconteceu a corrida de montanha – que é parte do circuito brasileiro de corridas de montanha. Durante o trajeto, os atletas percorreram subidas e descidas da montanha, com passagens por trilha e travessia de riachos.
Em Teresópolis houve caminhada ecológica até a antiga represa, passando pelo Bosque da Preguiça, Prainha e Estrada Velha, além de ações de limpeza da floresta.
Ações de educação ambiental também ocorreram no Espaço Encontro das Águas, às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas, Zona Sul do Rio. A programação incluiu oficinas de colorir para as crianças, aula de produção de sabão a partir de óleo vegetal, oficina interativa de pintura em tela e exposição de equipamentos para combate à incêndios florestais utilizados pelos guarda-parques, além de outras brincadeiras de integração, como a ciranda.
“Além de ser uma oportunidade de reforçamos nossas ações de conscientização ambiental junto à população, a Semana do Meio Ambiente é para nós, equipe do Inea, uma oportunidade de nos abstrair da rotina do dia a dia para sentir e observar nos rostos das crianças que participam das nossas atividades de educação ambiental a verdadeira importância do nosso trabalho. É através desse contato que recarregamos nossas baterias para continuarmos nessa luta incansável pela proteção do nosso maior patrimônio que é a qualidade de vida neste planeta”, disse o presidente do Inea, Marcus Lima.
Durante o evento, foram distribuídos funis para incentivar a população a coletar óleo de cozinha usado, a partir do Programa de Reaproveitamento do Óleo Vegetal (Prove), evitando a contaminação do meio ambiente. A iniciativa estimula a coleta de óleo de cozinha usado a partir de cooperativas de catadores de materiais recicláveis. O óleo coletado é utilizado como matéria prima para fabricação de sabão pastoso e na produção de biodiesel.