Visitação

O Inea vem adotando medidas para combater a pandemia de covid-19 no estado do Rio de Janeiro. Nesse sentido, para a proteção e segurança dos visitantes, a visitação em alguns atrativos foi suspensa, de acordo com a Resolução INEA n° 200 de 17 de agosto de 2020. Saiba mais em parquesestaduais.inea.rj.gov.br

A visitação às unidades de conservação é uma ótima oportunidade para vivenciar atividades na natureza e compreender a importância da conservação do patrimônio histórico-cultural e natural dessas áreas.  O site visiteparquesestaduais oferece tudo o que você precisa saber para o planejamento da sua visita: como chegar, horário de funcionamento, trilhas, atrativos, mapas turísticos, contatos de condutores de visitantes credenciados pelo Inea, eventos e programas voltados para os visitantes, como o Vem Pedalar e o Vem Passarinhar.

Buscando garantir uma experiência positiva, segura e com opções de lazer e recreação de qualidade, com mínimo impacto ao meio ambiente, o Inea tem realizado construções e reformas de sedes, centros de visitantes e áreas de camping; melhorias em trilhas; ordenamento da visitação nos atrativos; e capacitação de guias e condutores de visitantes, entre outros.

Tipos de visitação:

Recreativa: livre e gratuita nas unidades de conservação estaduais de proteção integral, exceto em Reservas Biológicas e Estações Ecológicas, destinadas à preservação da natureza, visitas educativas e de pesquisas científicas.

Pesquisa científica ou pedagógica universitária (ensino e extensão): apoiada e incentivada pelo Inea. Saiba mais clicando aqui.

Pedagógica ou de interpretação ambiental: poderá ter apoio do Inea para sua realização mediante agendamento prévio. Clique aqui para encontrar endereços de contato.