Notícias |25.08.2016

Catadores recolhem mais de 400 toneladas de resíduos sólidos nas arenas onde aconteceram os Jogos Olímpicos

Mais de 400 toneladas de resíduos sólidos foram recolhidas, até sábado (20/08), nas arenas esportivas pelos catadores de materiais recicláveis que, pela primeira vez na história dos Jogos Olímpicos, participaram da coleta seletiva. Do total coletado, 127 toneladas foram destinadas para a reciclagem, das quais 92 toneladas eram de papelões, 18 toneladas de material plástico e 16 toneladas de metais.

Além de gerar renda para os catadores, a destinação adequada desses resíduos também ajudou a poupar os recursos naturais, gerando economia de 9.134 metros cúbicos de água e de 506 megawatts/hora (MWh)de energia, além de preservar 2.776 árvores.

A quantidade de material recolhido pelos catadores é registrada pelo Placar da Reciclagem, disponível no site da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) (www.rj.gov.br/web/sea). A ferramenta contabiliza o material reciclável coletado durante os jogos, informa o tipo de material encontrado bem como o volume de recursos naturais poupado com a destinação ambientalmente adequada desse material.

O inédito “Projeto de Reciclagem Inclusiva: Catadores nos Jogos Rio 2016” foi lançado no dia 29 de julho pela SEA, Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego e a Autoridade Pública Olímpica (APO). No total, 240 catadores de 33 cooperativas e três redes atuaram nas instalações olímpicas de Deodoro, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca e no Maracanã.

“Essa é uma oportunidade de ter uma renda extra e ter o trabalho de catadora reconhecido. O mundo já acordou que precisa reciclar e no Brasil não pode ser diferente””, disse Valquíria Magalhães, que trabalhou como catadora no Parque Olímpico da Barra.

“Essa é uma experiência única e nova. A quantidade de material é bem grande e isso vai ser bom para todos”, ressaltou Wellington de Mattos, outro catador que trabalhou no Parque Olímpico da Barra.

A partir do trabalho executado nas arenas, os catadores estarão aptos a atuar em qualquer evento de grande porte, um verdadeiro legado de inclusão participativa na cadeia de reciclagem:

“Fortalecer e abrir mercado para Cooperativa de catadores é nosso principal objetivo com esse projeto. Quem faz isso numa Olimpíada está qualificado para fazer em todos grandes eventos no Estado”, disse o secretário estadual do Ambiente, André Corrêa.

O projeto de Reciclagem Inclusiva é operacionalizado pelo projeto Catadores em Rede Solidária (CRS), da secretaria do Ambiente. A ação teve o apoio da Coca-Cola, parceira Master da Rio 2016, que viabilizou a confecção dos uniformes usados pelos catadores e outros materiais de apoio e divulgação.

“É a primeira vez na história das olimpíadas que os catadores vão receber um valor pelo serviço prestado, uma diária mínima de R$ 80. O valor obtido com a venda dos resíduos para reciclagem será revertido para eles”, ressaltou o coordenador do programa Ambiente Solidário, da SEA, Ricardo Alves.

A presidente do Movimento Nacional dos Catadores, Claudete Costa, agradeceu o envolvimento e mobilização de todas as autoridades governamentais e empresas parceiras, o que possibilitou a inclusão dos catadores nos Jogos Rio 2016:

“Gostaria de agradecer o empenho da Secretaria de Estado e demais envolvidos, porque se não estivessem conosco, esse evento não teria acontecido e não teríamos prestado esse serviço. Então meu carinho e respeito pela valorização da categoria do profissional de reciclagem”, disse entusiasmada.

Após a realização dos Jogos Olímpicos, esses catadores também receberão apoio do Programa Ambiente Solidário, da SEA, que tem como objetivo a defesa ambiental, a geração de trabalho e renda, e a promoção de parcerias entre os agentes públicos, o terceiro setor, empresas e outros órgãos – uma política de fortalecimento do Plano Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos, em especial a logística reversa.

Programa de Reaproveitamento de Óleo Vegetal (Prove)

Durante os jogos, a Secretaria de Estado do Ambiente, através do Programa de Reaproveitamento de Óleo Vegetal (Prove) também disponibilizou ecopontos nas instalações olímpicas para receber óleo de cozinha usado. O produto será reaproveitado como insumo para produção de biodiesel e fabricação de sabão pastoso.

Informações sobre a retirada de óleo de estabelecimentos comerciais ou condomínios pelos telefones (21) 2334-5902 (21)2334-5354, de segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 18h. E-mail: ambientesolidario.prove@gmail.com.