Notícias |10.03.2022

Combate a crimes ambientais: Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e Inea participam de operação em Santa Cruz e na Ilha de Guaratiba

Crimes ambientais, transportes clandestinos e comércio ilegal de botijões de gás foram os alvos de uma operação integrada deflagrada, nesta quinta-feira (10/3), em Santa Cruz e na Ilha de Guaratiba, na zona oeste do Rio.

A ação mobilizou dezenas de viaturas e 42 agentes e técnicos da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, por meio da Superintendência de Combate aos Crimes Ambientais, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), do Comando de Polícia Ambiental (CPAm)) e do Departamento de Transportes Rodoviários do Rio de Janeiro (Detro/RJ).

Em Santa Cruz, a equipe identificou e flagrou, por meio de informações prévias levantadas, uma extração irregular de areia e autuou uma marmoraria por operar sem licença ambiental. Duas construções irregulares foram demolidas. Uma retroescavadeira e um caminhão foram apreendidos e sete pessoas foram detidas e levadas para a Delegacia de Polícia onde prestaram esclarecimentos e responderam por crimes ambientais.

“Nossa missão é trabalhar para que esse e outros tipos de irregularidades e crimes ambientais sejam combatidos. Através de um trabalho de inteligência e também integrado com outras equipes temos tido excelentes resultados em nossas operações”, destaca o secretário do Ambiente Thiago Pampolha.

Durante a operação, que também teve como foco reprimir o transporte clandestino, sete veículos foram vistoriados e dois foram autuados porque os proprietários não apresentaram as documentações.