Notícias |15.02.2022

Construções irregulares na zona oeste do Rio estão na mira da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e do Inea que participaram de uma grande operação nesta terça (15/2)

Um condomínio de casas construído irregularmente em Vargem Grande, na zona oeste do Rio, foi o alvo de uma operação conjunta deflagrada, nesta terça-feira (15/2), e que mobilizou mais de 40 pessoas entre técnicos e agentes. A ação contou com a participação da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, por meio da Superintendência de Combate aos Crimes Ambientais; do Instituto Estadual do Ambiente (Inea); da Secretaria Municipal de Meio Ambiente; do Ministério Público; do Comando de Polícia Ambiental (CPAm); da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA); e da Companhia de Energia Elétrica Light.

O empreendimento foi erguido sem a devida licença ambiental e na zona de amortecimento do Parque Estadual da Pedra Branca, unidade de conservação administrada pelo Inea. Após a Prefeitura notificar várias vezes o empreendedor acerca da ilegalidade do condomínio, e que não foram atendidas, a equipe realizou a demolição sumária de três casas, da guarita do condomínio e de parte da pavimentação. Uma pessoa foi presa e levada para a DPMA onde prestou esclarecimentos. A Light efetuou oito vistorias e recolheu três relógios de luz.

Em Vargem Pequena, a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e o Inea participaram de uma outra ação integrada com o Comando de Polícia Ambiental (CPAm). O objetivo foi vistoriar trecho da Estrada do Mucuíba que recebeu alerta do Programa Olho no Verde, iniciativa tocada pela pasta ambiental com a finalidade de monitorar a Mata Atlântica no território fluminense. Ao inspecionarem o local, os técnicos e os agentes flagraram uma construção erguida em Área de Preservação Permanente (APP) o que configura uma irregularidade ambiental. O proprietário foi notificado sobre a ilegalidade da obra. Uma pessoa foi conduzida para a 42ª Delegacia de Polícia (Recreio) onde prestou esclarecimentos.

“Apoiar operações dessa natureza demonstram o nosso comprometimento com a preservação do meio ambiente e unir esforços é fundamental para atingirmos esse objetivo”, ressaltou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.