Notícias |07.11.2025

Coruja da espécie Murucututu é resgatada com sucesso em Bento RibeiroApós a ação rápida de guarda-parques do Parque Estadual do Mendanha, animal foi levado ao Cetas

Uma coruja da espécie Murucututu (Pulsatrix perspicillata) foi resgatada em segurança no bairro de Bento Ribeiro, Zona Norte do Rio, na segunda-feira (03/11). A ação foi realizada pela equipe de guarda-parques do Parque Estadual do Mendanha, unidade administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea). 

– Este resgate exemplifica a eficiência do nosso sistema de proteção à fauna e cada indivíduo salvo representa uma vitória para o meio ambiente no nosso estado – declarou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.

Encontrada dentro de uma residência no bairro de Bento Ribeiro, os moradores acionaram o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que se prontificou no resgate. Seguindo os protocolos de cuidado, a Murucututu foi transportada e entregue ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas). No local, ela passará por uma avaliação completa de veterinários especializados em aves silvestres, com o objetivo de garantir sua plena recuperação e posterior reintrodução ao seu habitat natural.

A Murucututu é uma das maiores corujas brasileiras, conhecida por seus grandes olhos escuros e hábitos noturnos, sendo considerada importante para o equilíbrio ecológico por atuar no controle de pequenos roedores e insetos.