Notícias |23.03.2022

Dia Mundial da Água: unidades de conservação estaduais celebram a data em todo o território fluminenseAtividades e palestras foram realizadas em seis UCs

Na última terça-feira (22/3), foi comemorado o Dia Mundial da Água e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) realizou diversas atividades em unidades de conservação administradas pelo órgão espalhadas pelo Estado do Rio de Janeiro.

A data, criada pela ONU em 1993, tem como objetivo promover reflexão acerca da importância dos recursos hídricos para a vida no planeta. O tema que fomentou os debates 2022 foi “Águas subterrâneas: tornando o invisível visível”.

As unidades de conservação estaduais mobilizadas foram: Área de Proteção Ambiental (APA) Estadual da Bacia do Rio Macacu, Refúgio de Vida Silvestre (Revis) Estadual do Médio Paraíba, Parque Estadual dos Três Picos, Parque Estadual Cunhambebe, Reserva Biológica (Rebio) Estadual de Araras e Parque Estadual da Pedra Selada.

APA Macacu
A Área de Proteção Ambiental da Bacia do Rio Macacu, em parceria com a Secretaria Municipal do Ambiente de Cachoeiras de Macacu (SEMA), realizou o evento Semana das Águas, que contou com palestras debatendo a respeito da importância da água e sua preservação. Atividades como oficinas de educação ambiental, plantio e trilhas ocorrerão amanhã (24/3).

Revis Estadual Médio Paraíba
A equipe do Refúgio de Vida Silvestre Estadual do Médio Paraíba visitou a escola CETIC – Peter Pan, em Barão de Juparanã, com o objetivo de apresentar às crianças a importância dos recursos hídricos e incentivar a valorização deste patrimônio natural.

Uma ação também foi realizada hoje (23/3) na Rede Municipal de Ensino de Volta Redonda, na qual os alunos soltaram 10 mil alevinos no Rio Paraíba do Sul.

Parque Estadual dos Três Picos
A equipe do Parque Estadual dos Três Picos esteve presente em Silva Jardim com o programa PETP nas Escolas, e em Guapimirim participando do III Simpósio das águas e em Nova Friburgo, onde apresentou palestras e atividades de educação ambiental abordando a importância da preservação do parque para a produção hídrica.

Parque Estadual Cunhambebe
O Parque Estadual Cunhambebe realizou atividades de Educação Ambiental na Escola Municipal Jorge Flores da Silva, em Itaguaí. Foram mais de 300 crianças envolvidas durante as atividades do stand itinerante do parque, com plantio e doações de mudas de espécies nativas, pinturas, exposição interativa da brigada de incêndio e muita informação sobre o trabalho da unidade na conservação das águas.

Rebio Araras
A Reserva Biológica Estadual de Araras promoveu o plantio de 30 mudas de espécies da mata Atlântica em áreas no interior da unidade de conservação.

Parque Estadual da Pedra Selada
A retomada da Educação Ambiental no Parque Estadual da Pedra Selada foi marcada pelo roteiro de atividades da Gincana Ambiental.