Notícias |19.09.2015

Dia Mundial de Limpeza de Praias e Rios e Semana da Árvore são celebrados com atividades socioambientais em Niterói

No Dia Mundial de Limpeza de Praias e Rios, a Superintendência Regional Baía de Guanabara (Supbg) do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) mobilizou a comunidade de Niterói com ações socioambientais, realizadas neste sábado (19/09), na Praia de Icaraí, para chamar a atenção da responsabilidade de cada um na preservação do meio ambiente e valorização da natureza.

No Calçadão da Praia de Icaraí, foram distribuídas 600 mudas de plantas ornamentais, medicinais e de temperos caseiros em parceria com a Companhia de Limpeza Urbana de Niterói (Clim). Nos sinais de trânsito, os motoristas receberam sacolas para colocar no carro e, na areia, eram entregues sacos de lixo ecológicos aos banhistas e vendedores ambulantes.

Mais de 70 alunos das escolas municipais Raul Vidal, José Mana Junior e Santos Dumont, participaram das atividades promovidas pela Superintendência que iniciou também neste sábado às comemorações pelo Dia da Árvore, festejado nesta segunda-feira (21/09). Praticantes de Stand Up, canoagem e windsurfe deram um show à parte recolhendo o pouco de lixo flutuante que havia no mar.

Para o superintendente do Inea Paulo Cunha, as ações deste sábado na Praia de Icaraí são uma forma de chamar a atenção da população sobre sua responsabilidade com o meio ambiente. “O poder público tem sua responsabilidade, mas o cidadão tem que se envolver também e cuidar de seu próprio lixo”, disse.

Presente ao evento, o vice-prefeito de Niterói, Axel Grael, parabenizou a iniciativa da Superintendência Regional Baía de Guanabara e afirmou que a postura da sociedade em relação ao descarte inadequado de lixo ainda precisa mudar. “Iniciativas como a de hoje são importantes para que a população se conscientize de que se há lixo na Baía de Guanabara alguém o jogou no lugar errado”.

Já a professora Vera Lucia Rocha de Carvalho, da Escola Municipal José Mana Junior, de São Gonçalo, disse que as ações promovidas foram uma verdadeira aula ao ar livre. “Vou transmitir a todos os alunos que não puderam vir hoje aqui os ensinamentos de como valorizar a natureza, como, por exemplo, ter em casa uma horta caseira”, observou a professora.

Dando sequência às atividades comemorativas do Dia da Árvore, a Superintendência do Inea, em Niterói, promove na manhã deste domingo (20/09), em Itacoatiara, um mutirão que vai atuar na limpeza e plantio de mudas na Restinga, iniciativa que conta com a participação da Sociedade dos Amigos e Moradores de Itacoatiara e do Parques Estadual da Serra da Tiririca.

Na segunda (21/09) Dia da Árvore, a Superintendência participa da programação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Maricá. Haverá plantio de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica pelos alunos portadores de necessidades especiais da Escola Rynalda Rodrigues da Silva, na Rua Uirapurus, 200 – bairro do Flamengo.