Na última segunda-feira (31/7), foi dia de celebrar uma data muito importante para as unidades de conservação do Instituto Estadual do Ambiente (Inea): o Dia Mundial dos Guarda-Parques. E, como de costume, para enaltecer a importância do trabalho dos nossos heróis de amarelo, a comemoração foi com muita homenagem.
Com muito lanche na Estação Ecológica de Guaxindiba, bolo no Parque Estadual do Desengano, almoço no Parque Estadual da Serra da Tiririca, docinhos no Parque Estadual da Lagoa do Açu e muitas outras atividades nos demais parques estaduais, foi comemorado o dia da melhor forma, homenageando todos os guarda-parques com muita fraternidade.
Seja em unidades de conservação da Região Metropolitana e da Região Serrana ou dos mais diversos cantos do território fluminense, todas passam pelos cuidados dos guarda-parques. Esse grupo é essencial na proteção, recuperação e conservação do patrimônio natural, e garante a preservação da fauna, da flora e dos ecossistemas da Mata Atlântica com atividades que vão desde o patrulhamento das áreas protegidas, passando pelo resgate de animais silvestres até o combate a incêndios florestais.
O Inea comemora essa data tão especial reafirmando a importância e o compromisso com todos os guarda-parques do instituto, que sensibilizam a sociedade, como os visitantes e as comunidades locais, sobre a sustentabilidade e o respeito à natureza. O trabalho destes agentes contribui para a conservação de espécies ameaçadas, a manutenção do equilíbrio ecológico, a promoção do ecoturismo sustentável e a preservação da Mata Atlântica.