Diretoria

Presidente

Renato Jordão Bussiere

Especialista em Gestão, Direito Contratual e Direito Imobiliário. Graduado em Direito pela PUC-RJ. Tem experiência em gestão de recursos humanos, administração, empreendedorismo e políticas públicas para habitação.

Foi presidente do Instituto Estadual de Engenharia e Arquitetura (IEEA/RJ), ocasião em que racionalizou o uso dos recursos, o que permitiu fazer convênios com várias prefeituras, interiorizando a atuação do Instituto, bem como finalizou a implantação do InfraCidades com a metodologia BIM, o que permitiu a retomada do cronograma da nova sede do Museu da Imagem e do Som (MIS). Ainda no IEEA, iniciou o processo do concurso público, demonstrando a valorização do servidor de carreira, bem como o processo de qualificação dos atuais servidores, além de ter estabelecido uma rotina de gestão participativa em que os vários setores atuavam nas tomadas de decisões mais relevantes.

Como presidente do Inea, Renato Jordão Bussiere deve privilegiar uma gestão colegiada, sem rupturas das políticas públicas para o ambiente. Para ele, a gestão colegiada é o instrumento mais vigoroso para a sustentabilidade, cidadania inclusiva e desenvolvimento social. Também pretende dar relevância ao Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), além de realizar o acompanhamento permanente para o cumprimento do Tratado da Mata Atlântica.

Vice-presidente: José Dias da Silva  

Especialista em Mercado de Capitais, Mercados Futuros e Commodities (UCAM – 1996) e Marketing Empresarial (UFF – 2013). Mestrando em Administração e Desenvolvimento Empresarial pela UNESA. Graduado em Ciências Econômicas (SUESC – 1991). Certificado pelo ICSS, CGRPPS INV e CP RPPS DIRIG I. Tem experiência em Administração, Mercado de Capitais e Mercado Financeiro, Entidades de Previdência Complementar e Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) e Licenciamento Ambiental.

Atuou como diretor de Licenciamento Ambiental (março a setembro 2024); diretor Administrativo e Financeiro, vice-presidente e presidente interino do Rioprevidência (janeiro a julho 2023); subsecretário de Gestão de Pessoas da Casa Civil (2020 a 2023); diretor de Gestão de Pessoas da Prefeitura Municipal de Niterói (2017 a 2019); por 13 anos foi diretor de Administração e Finanças da Real Grandeza (Fundação de Previdência e Assistência Social – Furnas/Eletronuclear); por 10 anos foi chefe da Divisão Financeira, assessor da Diretoria Financeira e gestor na Diretoria de Administração e Finanças; por 3 anos foi analista de crédito do Banco Itaú; gestor da Diretoria de Administração e Finanças; diretor de Planejamento do Sindicato Nacional das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (ABRAPP, 2005).

Também atuou como membro e presidente eleito do Conselho Fiscal de Imprensa Oficial do ERJ; membro do Conselho Deliberativo RJ PREV; eleito presidente do Conselho Diretor da Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento e Mercado de Capitais (Apimec-Rio); membro do Conselho Fiscal Perdigão S/A e Perdigão Agrodindustrial; e membro do Conselho Fiscal da Companhia Locadora de Equipamentos Petrolíferos.

Diretoria de Licenciamento Ambiental

Diretora: Juliana Ávila

Diretora adjunta: Ingrid Rosa

Diretoria de Pós-Licença e Fiscalização Ambiental

Diretor: Rodrigo Regis Lopes de Souza    

Pós-graduando em MBA Executivo: Gestão com Ênfase em Liderança e Inovação, pela Fundação Getúlio Vargas- FGV (2024/2025); graduado em Gestão Ambiental pela Universidade Estácio de Sá (2010); Auditor Líder Ambiental de CONAMA 306/2002, pela Ytec Tecno Ambiental (2011). Quatorze anos de experiência em gestão de resíduos sólidos, licenciamento, auditoria, licitações e contratações de empresas de prestação de serviços ambientais. Atuação à frente de empresas de renomes na área de resíduos sólidos e tratamento de efluentes, atendendo a setores públicos e privados.

Diretora adjunta: Natália Rodrigues Gomes

Servidora concursada do Inea. Doutoranda em Meio Ambiente (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), mestre em Cidadania Ambiental e Participação, especialista em Direito Público, Administração Pública e Gestão Ambiental Integrada, graduada em Direito.

Atua há mais de 20 anos em órgão ambiental; iniciou sua carreira na Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Cidade do Rio de Janeiro em 2002. Em 2009, ingressou nos quadros do Inea onde atuou na Procuradoria. Foi assessora jurídica da Diretoria de Recuperação Ambiental e da Diretoria de Pós-licença e Fiscalização Ambiental.

 

Diretoria de Biodiversidade, Áreas Protegidas e Ecossistemas

Diretor: Cleber Ferreira

Engenheiro Ambiental com aproximadamente 15 anos de experiência em Conservação Ambiental, é responsável pela criação de 20 Unidades de Conservação apenas no ERJ. Atuou também como Gestor da Reserva Biológica Estadual de Araras enquanto acumulava a Chefia do Monumento Natural Estadual da Serra da Maria Comprida. Além disso, foi Gerente de Fauna do Inea. Agora como Diretor, se prontifica a dar os passos necessários em favor da biodiversidade fluminense. 

Concluindo o MBA em Gestão de Negócios pela FGV, também é Perito Judicial Ambiental e Consultor em Sustentabilidade do SEBRAE Nacional, além de possuir vasta experiência em grandes empresas como Petrobras, ArcelorMittal e Companhia Portuária Vila Velha, Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e no Ministério da Defesa.

Diretora adjunta: Vanessa Conceição Coelho Teixeira

Bióloga, formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com 22 anos de atuação no serviço público. Ingressou no Inea, em 2010, onde, atualmente, atua como diretora adjunta de Biodiversidade, Áreas Protegidas e Ecossistemas. Já atuou como chefe substituta do Parque Estadual da Pedra Branca, chefe de Serviço de Apoio Técnico e Operacional e assessora técnica. Participou do processo de criação de unidades de conservação, elaboração de planos de manejo, implementação do planejamento estratégico, aplicação de estratégias de monitoramento e gestão das unidades de conservação estaduais e projetos para promoção da conservação da biodiversidade. Tem experiência em gestão e planejamento de áreas protegidas, gestão ambiental, educação ambiental, direito ambiental, gestão de pessoas e liderança, com ênfase em diversidade, equidade e inclusão.

Diretoria de Segurança Hídrica e Qualidade Ambiental

Diretor: Cauê Bielschowsky

Servidor público concursado do Inea desde 2009, é graduado em Geologia (2006) e mestre em Hidrogeologia e Geologia Ambiental (2008) pela UFRJ, com experiência nas áreas de Geociências e Recursos Hídricos. Atuou em cargos estratégicos, como primeiro Coordenador de Pós-Licença, na criação da DIRPOS, Chefe de Serviço na Coordenadoria de Estudos Ambientais  e, recentemente, Diretor Adjunto de Licenciamento Ambiental (Dirlam). Ao longo de sua trajetória, executou tarefas em diversas áreas técnicas específicas do órgão, como áreas contaminadas, emergências ambientais, licenciamento em atividades industriais e não industriais, outorga de recursos hídricos, dentre outras. Na Dirlam teve papel destacado na normatização do Selca, criando regulamentações administrativas e informatizadas que trouxeram eficiência na análise e emissão das licenças ambientais.

Diretora adjunta: Milena Alves da Silva

Engenheira Agronôma (2010) e mestre em Desenvolvimento Sustentável (2013) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Possui experiência no monitoramento de metais pesados e micropoluentes orgânicos em reservatórios, rios, sistemas lagunares e ilhas oceânicas. Servidora pública concursada do Inea desde 2009, com atuação nas áreas de gerenciamento de projetos, licenciamento de empreendimentos sujeitos a EIA/Rima, fiscalização ambiental, conservação dos recursos naturais, produção de mudas e restauração florestal. Foi gestora do Horto Florestal de Guaratiba e ocupou cargos de chefe de serviço e assessora técnica na Diretoria de Biodiversidade, Áreas Protegidas e Ecossistemas, e chefe de serviço na Diretoria de Pós-Licença e Coordenadoria de Estudos Ambientais.

Diretoria de Recuperação Ambiental

Diretor: Raul Marques Fanzeres  

Engenheiro civil, servidor oriundo da extinta Fundação Superintendência Estadual de Rios e Lagoas (Serla).

Atua há 40 anos na administração pública, tendo exercidos os seguintes cargos: secretário de Desenvolvimento Urbano do Município de Itaguaí; superintendente de Distribuição Serrana da Cedae; vice-presidente da Fundação Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER-RJ); Superintendente Estadual da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), subsecretário de Estado de Projetos da SEIOP.

Diretor adjunto: Raphael de Moraes

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), pós-graduado em Gestão Ambiental Integrada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Servidor público concursado do Instituto Estadual do Ambiente (Inea/RJ) desde 2014, atuou como chefe de Serviço da Gerência de Obras Especiais (Gerob). Possui vasta experiência na gestão e fiscalização de contratos, acompanhando obras de canalização, desassoreamento e urbanização em todo o estado do Rio de Janeiro.

Diretoria das Superintendências Regionais

Diretor: João Pedro Rabelo Paixão

Diretoria Executiva e de Planejamento

Diretor: José Antônio Paulo Fonseca

Graduado em Ciência da Administração pela Universidade Gama Filho, pós-graduado em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá. Como servidor público, tem atuado em diversas secretarias e instituições: como coordenador geral de Desenvolvimento de Comércio na Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Tecnologia; na Secretaria de Estado de Administração como subsecretário de Despesa de Pessoal, entre outras funções; na Secretaria de Estado das Cidades, como diretor geral de Administração e Finanças; foi subsecretário de Administração e Finanças da Secretaria de Estado de Infraestrutura; no Centro de Processamento de Dados do Rio de Janeiro (Proderj) ocupou a cadeira da Diretoria Técnica; e atuou também como secretário municipal de Administração nas prefeituras de São Gonçalo e de São João da Barra.