O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio da Superintendência Regional Lagos São João, realizou nesta quinta-feira (15/5) uma fiscalização para reprimir extração ilegal de minério no município de Cabo Frio, na Região dos Lagos. Uma denúncia recebida pela pasta ambiental desencadeou a vistoria.
Os técnicos estiveram na Estrada da Agrida, s/nº, no bairro Angelim, próximo a uma Área de Preservação Permanente (APP) onde identificaram desmatamento e extração mineral ilegal em um terreno com, aproximadamente, seis hectares (o equivalente a seis campos de futebol). A atividade era realizada sem licença ambiental.
No momento da fiscalização, não havia ninguém no local, mas o Inea conseguiu identificar o proprietário do terreno que foi autuado com base no Artigo 85 (realizar extração mineral sem licença ambiental….) da Lei Estadual 3.467/2000, cuja multa pode chegar a R$ 1 milhão.
A extração de argila realizada de forma ilegal causa impactos ao meio ambiente: desmatamento ilegal, erosão, modificação da paisagem e assoreamento de rios são alguns dos prejuízos ambientais causados por essa atividade, quando realizada de forma irregular.