O Instituto Estadual do Ambiente(Inea), por meio da Superintendência Regional Lagos São João, realizou, nesta terça-feira (29/7), uma operação para combater desmatamento em área protegida do município de Silva Jardim, nas Baixadas Litorâneas do Estado do Rio. A ação foi realizada a partir dos alertas emitidos pelo Programa Olho no Verde (que monitora, via satélite, a Mata Atlântica no território fluminense) e contou com apoio da 120ª Delegacia de Polícia (Silva Jardim).
Os técnicos e os agentes percorreram uma localidade próxima à Avenida Luís Gomes, no bairro Reginópolis, onde identificaram desmatamento de dez hectares (o equivalente a dez campos de futebol) de vegetação de Mata Atlântica. Segundo os agentes, a área seria loteada para fins de comercialização. Ao perceberem a chegada da equipe, os infratores ambientais conseguiram escapar ao entrarem pela mata.
O Inea segue monitorando a área e vai tentar identificar os responsáveis, que serão autuados por supressão ilegal de vegetação, conforme preconiza a legislação ambiental.
Sobre o Programa Olho no Verde
Iniciativa da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, o programa Olho no Verde realiza o monitoramento da Mata Atlântica, via satélite, no território fluminense. Ao detectar supressão de vegetação, o sistema emite alertas para as equipes de fiscalização, de forma estratégica e inteligente.
A secretaria recebe quinzenalmente os alertas detectados, sendo enviados à sala de situação para validação. Nesta sala, se reúnem representantes de cada uma das equipes disponíveis, para validar individualmente cada alerta, e definir de forma colegiada, qual equipe será responsável pela vistoria.