Notícias |14.12.2016

Equipe do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) se reúne com futuros prefeitos dos municípios da Bacia Hidrográfica Lagos São JoãoA equipe da Superintendência Regional Lagos São João, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) reuniu-se, nesta segunda-feira (12/12), com os prefeitos eleitos dos municípios da Bacia Hidrográfica Lagos São João, no Green Hotel, no município de Cabo Frio, na Região dos Lagos.

A equipe da Superintendência Regional Lagos São João, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) reuniu-se, nesta segunda-feira (12/12), com os prefeitos eleitos dos municípios da Bacia Hidrográfica Lagos São João, no Green Hotel, no município de Cabo Frio, na Região dos Lagos. O evento contou com a presença do Presidente do Inea, Universidade do Ambiente, Coordenadoria de Gestão dos Municípios – Ilma e Denise.

Cerca de 60 pessoas participaram da reunião, entre os quais os prefeitos eleitos para o período de 2017/2020, de Arraial do Cabo, Renatinho Viana; de Araruama, Lívia Soares Bello da Silva; de Saquarema, Manoela Peres; de Casimiro de Abreu, Paulo Dames. Também compareceram os representantes das Prefeituras de Búzios, Rio das Ostras, Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Iguaba, Silva Jardim e Rio Bonito.

No encontro, o presidente do Inea, Marcus Lima, e a superintendente regional Lagos São João do Inea, Márcia Simões, apresentaram importantes iniciativas tocadas pelo Estado, através do Inea, como as ações de fiscalização para reprimir o desmatamento ilegal no Estado do Rio de Janeiro e o Programa ICMS Verde, que compensa as prefeituras que investem na preservação ambiental com maior repasse do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). As cidades pontuam ao cumprir os critérios propostos, de acordo com a seguinte divisão: 45% para unidades de conservação; 30% para melhoria da qualidade da água, através de saneamento básico; e 25% para gestão dos resíduos sólidos, como coleta seletiva e aterros sanitários. O tributo ecológico é repassado aos municípios dentro do repasse semanal do ICMS integral.

O presidente do Inea, Marcus Lima, fez uma apresentação sobre os aspectos da Lei Complementar nº 140, que permite aos municípios emitirem licenças ambientais, através de equipe técnica municipal devidamente qualificada:

“A nossa proposta é oferecer qualificação para a equipe técnica que atuará na emissão das licenças ambientais”, ressaltou Marcus Lima.

Durante a palestra, a superintendente Márcia Simões destacou a importância das parcerias com os futuros gestores municipais:

“A reunião foi muito positiva. Os futuros administradores municipais mostraram-se interessados em estabelecer parcerias com o Inea, fundamental para o bom andamento das ações voltadas para a preservação ambiental”, disse a superintendente Márcia Simões.