Notícias |22.02.2022

Equipes do Inea resgatam gestante após deslizamento em PetrópolisServidores do instituto atuam desde o início da mobilização, na terça-feira

Na última sexta-feira (18/2), equipes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas), resgataram uma gestante em Petrópolis, após deslizamento impedir que ela pudesse sair de casa. As equipes, que chegaram rapidamente ao local, foram compostas por técnicos e gestores da Área de Proteção Ambiental de Macaé de Cima (APAMC), Área de Proteção Ambiental do Alto Iguaçu (APAIGU) e do Parque Estadual da Pedra Branca (PEPB).

Ana Caroline Cruz, de 17 anos, está grávida de 36 semanas e mora na comunidade Florestinha, no bairro Floresta, atingido pelas fortes chuvas em Petrópolis da última semana. A rua em que a jovem mora foi afetada por deslizamentos que a impediram de deixar sua casa devido à quantidade de lama e à instabilidade no terreno.

Por volta das 17 horas de sexta-feira, duas equipes do Inea chegaram ao local, após a gestante e seu companheiro ficarem presos por dois dias. Os servidores os resgataram em segurança e sem ferimentos, levando-os para a casa de familiares em uma região mais segura.

“Sexta-feira foi o dia mais feliz para nós. É uma alegria imensa resgatar as pessoas diante de toda essa catástrofe, muito gratificante. Estamos aí para o que der e vier e ficamos muito felizes quando salvamos alguém”, afirma Izenita Brum, guarda-parque da APA Macaé De Cima, que participou da ação.

“Tinha um pedaço de terra impedindo o acesso à casa dela. Todos na rua estavam bem, o chamado foi feito por conta da moça, já que está com 36 semanas e pode entrar em trabalho de parto a qualquer momento, o que a colocava em situação de risco caso precisasse sair com urgência. Sua casa não foi atingida por barro, mas tinham mais de 2 metros de lama  dificultando que ela pudesse transitar com segurança. Por isso, conversamos e optamos por chamar as equipes de resgate”, contou o engenheiro da Diretoria de Recuperação Ambiental (DIRAM) do Inea, Haylander Novaes, que chegou ao local antes e acionou a equipe de resgate.

O Inea enviou na última terça-feira (16/2), equipes de treze unidades de conservação estaduais para Petrópolis, onde atuam em prol dos resgates de vítimas e ordem urbana no município atingido pelas fortes chuvas. Entre diretores, técnicos e guarda-parques, são cerca de 100 servidores que auxiliam o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil neste momento de mobilizações na Região Serrana.

As equipes mobilizadas estão no local com viaturas e munidas de equipamentos como pulaskis, pás, mcleods, motosserras, machadinhas, enxadas, facões e macas, entre outros, além kits de primeiros socorros e doações de água, roupas e alimentos.

Doações

A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) e o Inea arrecadam doações para as vítimas das fortes chuvas e desastres em Petrópolis nesta terça-feira (15/2). As doações podem ser feitas na sede dos órgãos ambientais, no Centro do Rio, e em diversos pontos do estado.

No Centro do Rio, as doações podem ser entregues nas sedes dos órgãos ambientais estaduais, na Avenida Venezuela 110, próximo ao Museu do Amanhã. Além disso, o Inea está com diversos pontos de coleta de doações pelo estado:

Parque Estadual da Pedra Branca

Estrada do Pau da Fome, 4003, Taquara – RJ
Núcleo Piraquara: Rua do Governo s/n, Cachoeira do Barata, Realengo- RJ

Superintendência Regional Piabanha – Petrópolis

Endereço: R. Buenos Aires, 204 – Centro

Reserva Ecológica Estadual da Juatinga – Paraty

Endereço: Rua Marquesa dos Santos, número 405, Vila Dom Pedro I (Atrás do CIEP)

Parque Estadual dos Três Picos
Cachoeiras de Macacu

Núcleo Jequitibá – Estrada do Jequitibá, nº 145 – Boca do Mato.

Teresópolis

Núcleo Jacarandá – Estrada do Jacarandá, s/nº, Bairro Meudon.

Núcleo Vale da Revolta – Estrada BR-116, km 84,5.

Nova Friburgo

Núcleo Três Picos – Estrada dos Três Picos, s/nº, Três Picos.

Guapimirim

Núcleo Paraíso – Rodovia Estadual RJ-122, km 11, Estrada do Paraíso, s/nº.

Contato: inea.petp@gmail.com / petp.usopublico@gmail.com / (21) 2649-6847