Na última quarta-feira (23/2), equipe do Inea resgatou uma onça-parda no Sana, em Macaé. O animal foi capturado pelo proprietário do terreno e levado à um centro de reabilitação de animais silvestres (CRAS), onde está recebendo cuidados.
O animal foi resgatado após a Guarda Municipal de Macaé encontrar fotos do ocorrido nas redes sociais e acionar a superintendência do Inea na região. A onça encontrava-se confinada em uma estrutura semelhante a um galinheiro. Ela foi capturada pelo dono do terreno e estava bastante debilitada, estressada e desidratada.
“O Inea trabalha diariamente na promoção e manutenção do bem-estar dos animais silvestres do Estado do Rio de Janeiro. A preservação das espécies, um dos pilares do instituto, é essencial para a sustentabilidade de ecossistemas como a Mata Atlântica”, defende o diretor de Biodiversidade, Áreas Protegidas e Ecossistemas do Inea, João Eustáquio.
A onça-parda, que é macho e jovem, não teve condições de ser reintroduzida na natureza de imediato e foi encaminhada ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), onde encontra-se em recuperação, tendo previsão de voltar ao habitat natural em breve.
A ação contou com apoio da Guarda Municipal, da Secretaria Municipal de Ordem Pública e da Secretaria Municipal de Ambiente e Sustentabilidade de Macaé, além de dois veterinários, da Universidade Estácio de Sá, especialistas em felinos.