Notícias |18.10.2019

Espaço Convivência Sustentável inicia participação na Virada Sustentável 2019. Programação vai até domingoRoda de conversa sobre resíduos e coleta seletiva atraiu urbanistas ao espaço

A primeira atividade planejada pelo Espaço Convivência Sustentável (ECOS), da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), para o Virada Sustentável 2019 foi uma roda de conversa sobre resíduos e coleta seletiva, mediada pela coordenadora de Economia Circular da Seas, Nathalia Revoredo. Um grupo de arquitetos e urbanistas da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras (Seinfra) foi conferir, a fim de aplicar novos conceitos em projetos para o estado.

A Superintendente de Sustentabilidade da Seas, Juliana Veloso, acompanhou de perto o debate e participou, trocando suas experiências com os arquitetos. Guto Santos, da Seinfra, contou que a equipe está no projeto Comunidade Cidade, que vai transformar comunidades carentes do estado, levando, entre os seus eixos estruturantes, a gestão de resíduos, justamente o tema da conversa de hoje. Com ele, estavam ainda Fábio Sotero, Diana Arbex e Carolina Duque, da Subsecretaria de Projetos.

Animados, além de levar esta troca de experiências para o trabalho, prometeram voltar com os filhos no fim de semana: “Meu filho vai adorar conhecer este local e o trabalho desenvolvido aqui! Volto amanhã com ele”, prometeu Santos.

A Virada Sustentável é um grande festival que acontece desde 2011, em várias cidades do Brasil. Esta é a terceira edição no Rio de Janeiro e envolve organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, equipamentos culturais, empresas, escolas, universidades, entre outros. A grande motivação do evento é despertar a consciência ambiental da população.

O Espaço Convivência Sustentável está aberto ao público aos sábados e domingos, das 9h às 16h, na Lagoa Rodrigo de Freitas, na altura do Parque dos Patins. Durante a semana, o ECOS recebe grupos por agendamento, que pode ser realizado pelo e-mail: convivenciasustentavel.seas@gmail.com. A entrada é franca.

Serviço:
Programação:

Sábado (19/10):
10h-12h – Oficina de manutenção de hortas urbanas
14h-16h – Oficina de confecção de bonecas Abayomi

Domingo (20/10):
10h – 12h – Oficina de dança circular
14h – 16h – Palestra ‘Da Horta ao Prato’