Em comemoração ao Dia Mundial sem Carro (22/9), o Espaço Convivência Sustentável (ECOS), da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), recebeu na sexta-feira (20/9), sessenta alunos do Colégio Estadual Professora Regina Célia dos Reis Oliveira para uma programação especial de educação ambiental.
O evento, aberto ao público, teve o objetivo de sensibilizar os jovens sobre a importância de iniciativas para diminuir a poluição do ar. A atividade contou com palestra de técnicos da Diretoria de Segurança Hídrica e Qualidade Ambiental do Inea sobre a temática. O diretor Leonardo Daemon ressaltou a importância das ações de educação ambiental para celebrar a data. ”A ideia é instruir os jovens para que, desde cedo, reconheçam a importância da boa qualidade do ar, tanto para a saúde da população como para o desenvolvimento sustentável do estado”, ressaltou Daemon.
A chefe de serviço de Avaliação da Qualidade do ar, Ana Carolina de Almeida, destacou a importância social deste trabalho, desenvolvido pelo Inea. “Trabalhamos pela sociedade, ajudando o Inea a desenvolver um papel social. Trazer parte do órgão para o Ecos é aproximar a população do trabalho prático dos técnicos do instituto”.
Para a bióloga e professora, Carla Barros, que acompanhou o grupo de estudantes, as atividades de educação ambiental são importantes para a formação dos alunos. “É uma oportunidade valiosa e uma experiência única para os jovens, já que eles não tem contato com este tipo de iniciativa, na Baixada Fluminense”, assinalou.
O aluno Cláudio Vitor Souza , do 2º ano do Ensino Médio, relatou a experiência no Ecos. “Eu achei interessante e instrutivo. Tinha uma ideia de como era o trabalho de monitoramento, mas não sabia exatamente como funcionava na prática. Aqui, além de explicar, eles dão exemplos. Gostaria que tivesse mais espaços como esse no Rio”, ressaltou o estudante.
Sobre o ECOS
Inaugurado no Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6), o Espaço de Convivência Sustentável faz parte da estratégia da Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade de dar escala de política pública à educação ambiental, formando multiplicadores e fomentando mudanças em atitudes cotidianas, além de promover a agenda do desenvolvimento sustentável no estado do Rio.
O espaço está aberto ao público aos sábados e domingos, das 9h às 16h, na Lagoa Rodrigo de Freitas, na altura do Parque dos Patins. Durante a semana, recebe grupos por agendamento, que pode ser feito pelo e-mail: . A entrada é franca.
Fotos: Flávia Rosella