Em comemoração ao Dia Mundial da Água, na última terça-feira (22/3), o Espaço de Convivência Sustentável (ECOS), da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), promoveu uma série de atividades de educação ambiental com alunos da rede municipal. O espaço localizado na Lagoa Rodrigo de Freitas, na capital fluminense, recebeu 80 alunos das escolas municipais Delfim Moreira e João de Camargo – ambas situadas na zona norte da cidade.
Com estudantes do 5º e 6º ano, as atividades buscaram refletir sobre a problemática da poluição dos oceanos e a importância de ecossistemas como os manguezais a partir das exposições presentes no espaço. Além disso, com a visita mediada pelos voluntários do ECOS, as turmas foram apresentadas a temas como a economia circular e o destinamento correto dos lixos.
“Ações como essa ajudam a integrar a cidade em prol de uma motivação em comum: a vontade de construir um futuro mais sustentável. Além disso, é importante que haja esse trabalho com os mais novos, pois eles serão os principais responsáveis por esse amanhã mais verde”, afirmou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.
Reinaugurado recentemente pela Seas e pelo Inea, a unidade é um ponto chave quando o assunto é educação ambiental, com ações do gênero sendo constantes na programação do espaço. “O ECOS acabou de reabrir, então essas foram as primeiras visitas agendadas esse ano. No entanto, antes da pandemia sempre recebíamos escolas duas vezes por semana. A ideia é retornar esse agendamento”, explicou Vivian Vivarini, coordenadora do ECOS.
A atividade teve como encerramento a soltura de caranguejos na Lagoa Rodrigo de Freitas, na qual os alunos acompanharam a introdução dos animais no local.