Notícias |06.03.2023

Estados do Sul e Sudeste estabelecem metas ambientais em encontro do CosudSétimo encontro interestadual reúne 25 Grupos de Trabalho temáticos

Nesta sexta-feira (3/3), no segundo dia do 7º encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), as secretarias estaduais de ambiente se reuniram para definir metas que nortearão as próximas políticas ambientais na região para os próximos anos. A partir destas e de outras ações pensadas, será construída a carta Rio de Janeiro que concentrará os ganhos e visões da reunião interestadual que acontece na sede da Fundação Getúlio Vargas.

“Este momento de integração e deliberação é essencial para uma maior aproximação entre os principais atores ambientais das regiões Sul e Sudeste. Alinhados, estes gestores terão uma maior capacidade e visão para guiar o país rumo à adaptação às mudanças climáticas”, afirmou o vice-governador e secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade do Rio de Janeiro, Thiago Pampolha.

As discussões do dia foram pautadas por temas relevantes à toda sociedade brasileira como o saneamento, a gestão de resíduos sólidos, a reciclagem e as políticas de proteção e preservação da Mata Atlântica. Também estiveram presentes durante toda a atividade os gestores e técnicos do Instituto Estadual do Ambiente, o Inea.

Reunidos desde quinta-feira (2/3), os estados membros do COSUD, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul estão concentrados em 25 Grupos de Trabalho (GTs) temáticos onde estão sendo deliberadas diretrizes e desafios para as regiões nos próximos anos. O evento será encerrado neste sábado (4/3), onde será apresentada a Carta Rio de Janeiro, que representará o legado do encontro interestadual.