Notícias |21.09.2015

Estudantes com necessidades especiais plantam mudas de Mata Atlântica no Dia da Árvore em Maricá

Estudantes portadores de necessidades especiais da Escola Rynalda Rodrigues da Silva, em Maricá, na Região Metropolitana, participaram na manhã desta segunda-feira (21/09) de plantio de mudas de espécies da Mata Atlântica. A atividade é parte da programação do Dia da Árvore da Superintendência Regional Baía de Guanabara do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Maricá.

De acordo com o superintendente regional, Paulo Cunha, os alunos receberam mudas de Ipês, fornecidas pelos hortos florestais do Inea, e a reação dos alunos não poderia ser mais gratificante:

– Desde o momento da nossa chegada a alegria estava estampada no rosto dos alunos, que nos receberam com abraços, beijos e pedidos de fotos. Além das mudas, o que plantamos e recebemos mesmo foram sementes de amor e carinho – afirmou.

A programação do Dia da Árvore do Inea em Maricá incluiu a distribuição de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica e sacolas biodegradáveis na Praça Orlando de Barros Pimentel. A praça vai receber a exposição fotográfica da arquiteta e urbanista Renata Gama, com imagens da flora e da fauna do município.

Em Niterói, o Parque Estadual da Serra da Tiririca promoveu à tarde plantio de mudas nativas e trilha ecológica no Monte das Orações, em Várzea das Moças, em parceria com alunos do Colégio Colabore e Associação de Preservação Ambiental de Várzea das Moças (Preserv).

No domingo (20/09) pela manhã, em Itacoatiara, a Superintendência e o parque promoveram um mutirão para a limpeza e plantio de mudas na Restinga, com a participação da Sociedade dos Amigos e Moradores de Itacoatiara. Banhistas e vendedores ambulantes, além de motoristas que circulavam nas imediações, receberam sacolas de lixo biodegradáveis.