O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) recebeu 25 estudantes da rede pública de ensino, nesta sexta-feira (6/6), para visitar suas instalações, no Recreio.
Além de conhecer as principais dependências do Complexo Laboratorial, a visita guiada permitiu que os alunos acompanhassem uma coleta de água, seguindo todos os procedimentos e cuidados que o Inea realiza nos ensaios laboratoriais, para a emissão dos boletins de balneabilidade das praias do Rio de Janeiro.
Acompanhada de instrutores, a turma foi até o Rio Marinho – que faz parte da Lagoa de Jacarepaguá e fica ao lado do Complexo – e fez a coleta de água do manancial. Dependendo dos parâmetros a serem analisados, os resultados são emitidos em 24 horas após a entrega no laboratório.
Os estudantes também participaram de palestras de Biologia e Química, sempre com temas relacionados ao monitoramento de qualidade da água.
— É muito importante trazer os jovens para as questões Ambientais. Essa nova geração é muito antenada e fundamental para atuar na preservação e limpeza dos nossos rios e lagoas –, afirma o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.
Inaugurado em 1979, o Complexo Laboratorial de Análise da Água do Inea tem 10 mil metros quadrados, que comportam 3 laboratórios de biologia (ecotoxicologia, microbiologia e bio) e outros 3 laboratórios de química (fisico-químico, orgânicos e metais). Além disso, tem um setor de qualidade da água e outro de credenciamento de laboratórios externos. No local, trabalham cerca de 100 profissionais qualificados e, anualmente, são realizados mais de 43 mil ensaios laboratoriais e recebidas mais de 11 mil amostras de praias. O laboratório é reconhecido internacionalmente através da acreditação na ABNT NBR ISO/IEC 17025 (CRL 1103).
Gostou? Quer conhecer? Para marcar uma visita ao Complexo Laboratorial do Inea, mande um email para naop@inea.rj.gov.br ou gelab@inea.rj.gov.br