O Parque Estadual da Serra da Tiririca, administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), recebeu na última quinta-feira (7/12), cerca de vinte alunos do Colégio Colabore para uma atividade de conscientização ambiental, seguida de plantio de mudas de espécie nativa da Mata Atlântica na localidade conhecida como Monte das Orações, um atrativo da UC.
A ação contou com uma palestra do coordenador de Uso Público do Parque Estadual da Serra da Tiririca, André Costa, que falou sobre a diversidade biológica e a história da unidade de conservação para os estudantes do 7º e do 8º ano do Ensino Fundamental:
“Nosso intuito é trazer informações sobre os serviços ecossistêmicos dessas unidades de conservação da natureza e a importância da preservação das mesmas. A preservação dessa floresta é importante porque contribui, por exemplo, para a diminuição da erosão”, afirmou ele.
A atividade também contou com o apoio da Associação de Preservação Ambiental de Várzea das Moças.
Sobre a unidade de conservação
Criado em 1991 e com área de 3.492 hectares, o Parque Estadual da Serra da Tiririca abrange partes dos municípios de Niterói e Maricá, na Região Metropolitana do Rio. Na unidade de conservação, que surgiu a partir da mobilização de movimentos ambientalistas e comunitários, estão inseridas uma parte terrestre e outra marinha, que é a Enseada do Bananal.