Notícias |21.06.2016

Fiscalização do Instituto Estadual do Ambiente resulta na apreensão de 44 pássaros silvestres em Campos

Uma ação de fiscalização deflagrada por uma equipe do Parque Estadual da Lagoa do Açu, neste domingo (19/06), no município de Campos, no Norte Fluminense, resultou na apreensão de 44 pássaros silvestres e uma pessoa autuada. A operação foi realizada com o objetivo de reprimir a caça na unidade de conservação e no seu entorno, o que configura crime ambiental.

Na localidade conhecida como Farol de São Thomé, em Campos, a equipe apreendeu 44 aves silvestres mantidas em cativeiro em uma residência, além de apetrechos utilizados em caça como redes, alçapões e armadilhas rudimentares. O proprietário da residência foi autuado.

“Ações de fiscalização para reprimir esta prática são importantes para a preservação da fauna e terão continuidade”, acrescentou o secretário estadual do Ambiente, André Corrêa.

Parte dos animais foi levado para a sede do Parque Estadual da Lagoa do Açu, e o restante para o Parque Estadual do Desengano, ambos administrados pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Após avaliação das condições de saúde, todos os pássaros foram devolvidos à natureza.

A operação contou com o apoio de policiais do Comando de Polícia Ambiental (CPAm); do Parque Estadual do Desengano; da Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba; do Parque Estadual da Serra da Tiririca; e da Superintendência do Baixo Paraíba do Sul.