O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio da Universidade do Ambiente e da Diretoria de Pós-licença (DIPOS), promoveu, entre os dias 14 e 18/2, o Curso de Instrumentos de Controle, Monitoramento e Fiscalização de Sistemas de Tratamento de Efluentes Líquidos – Nivelamento Técnico. Realizada em ambiente virtual, a capacitação faz parte do Programa de Acompanhamento de Licenças da Região do Guandu e Adjacências (Programa Alga).
O programa do Inea tem como objetivo destacar e investir nas ações de acompanhamento das atividades licenciadas que lançam resíduos e rejeitos líquidos na Região Hidrográfica do Guandu. Seus rios e afluentes fazem parte do sistema de abastecimento de água mais importante do Estado do Rio de Janeiro, que atende cerca de 9 milhões de habitantes da Região Metropolitana.
O curso recebeu quase 500 pedidos de inscrição e teve a participação de representantes de 28 secretarias municipais de Meio Ambiente, além de técnicos que atuam nas superintendências do Inea. “A partir do intuito de aumentar a integração e a troca de conhecimentos entre o órgão ambiental estadual e as cidades fluminenses, fomos além dos oito municípios que fazem parte do Programa Alga”, destaca o professor e servidor do Inea Antonio Carlos Gusmão, um dos instrutores da capacitação.
O curso virtual contou com carga horária de 12 horas e com três módulos que abordaram aspectos relacionados aos Instrumentos de Controle Ambiental, ao novo Sistema de Licenciamento Ambiental do Inea, o SELCA, ao funcionamento de sistemas de tratamento de efluentes líquidos, com foco no conceito de pós-licença para fiscalização, e ao acompanhamento de estações de tratamento em operação, além de trazer discussões sobre atualizações estabelecidas no novo Programa Estadual de Autocontrole de Efluentes Líquidos.
A capacitação tem coordenação técnica do analista Igor Rabello (DIPOS) e as aulas foram ministradas pela analista Lilian Pereira Machado, da Diretoria de Segurança Hídrica e Qualidade Ambiental (DISEQ), e pelos servidores Gabriel Caetano e Antonio Carlos Gusmão.