Notícias |01.04.2022

Foto do céu noturno do Parque Estadual dos Três Picos é destaque na NASAFormação Rochosa Mulher de Pedra e conjunção entre Vênus e Marte compõem a imagem

Na última terça-feira (29/3), uma fotografia tirada no Parque Estadual dos Três Picos, administrado pelo Instituto estadual do Ambiente (Inea), em Teresópolis, foi reconhecida pela Agência Espacial Americana (Nasa) como a Imagem Astronômica do Dia (APOD). No registro, realizado no começo de março pelo fotógrafo de astronomia Kiko Fairbairn, é possível ver a Formação Rochosa Mulher de Pedra e a rara conjunção entre Vênus e Marte.

Para o gestor do parque, Alexandre Donato, a imagem da unidade de conservação em evidência numa das maiores agências astronômicas do mundo é motivo de muita satisfação. “Ver as belezas de nosso parque sendo mostradas internacionalmente nos deixa muito orgulhosos, toda a equipe se sente feliz com a visibilidade desta foto espetacular”, declarou.

A imagem foi feita durante o Carnaval, quando o céu manteve-se limpo por vários dias, facilitando a visualização. Sabendo que o fenômeno dos planetas estava ocorrendo, o fotógrafo e gestor de meio ambiente Kiko Fairbairn dirigiu-se ao Parque Estadual dos Três Picos e enxergou no Formação Rochosa Mulher de Pedra a composição perfeita para o clique de sucesso.

Essa é a décima vez que Fairbairn tem seus registros notados pela Nasa. Contudo, ele destaca que ser reconhecido pelo trabalho feito no Brasil, mais especificamente no Rio de Janeiro, tem um sabor especial. “Pra mim é uma honra receber essa repercussão, me orgulho muito de poder expor a minha terra. O Rio de Janeiro é um dos lugares mais fotogênicos do mundo por conta de suas belezas naturais e dá gosto de saber que todo o mundo reconhece isso”, ressalta.

Sobre o parque

O Parque Estadual dos Três Picos é o maior parque estadual do Rio de Janeiro. Localizado num dos mais expressivos fragmentos da Mata Atlântica, no centro do estado, tem inestimável beleza cênica, com grande número de nascentes e rios, várias cachoeiras, encostas e cumes de montanhas, grande biodiversidade de flora e fauna e formações geológicas diversificadas. A área de mais de 65 mil hectares estende-se em partes dos municípios de Teresópolis, Guapimirim, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim.